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dc.contributor.advisorALMEIDA, Lucas Cavalcante de-
dc.contributor.authorSANTOS, Silvelândia Silveira dos-
dc.date.accessioned2022-03-14T12:29:59Z-
dc.date.available2022-03-14T12:29:59Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSANTOS, Silvelândia Silveira dos. Análise de tensão e deformação de um pavimento em serviço à luz da vida de fadiga. Monografia (Curso de Engenharia Civil). Centro Universitário Christus. Fortaleza. 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1280-
dc.description.abstractNo Brasil, mais de 90% das rodovias pavimentadas são constituídas por pavimento flexível. O dimensionamento de pavimento é normatizado pelo método empírico do DNIT desde 1966, porém, se tornou muito defasado diante tantas variáveis atuais e atuantes num pavimento. Com o avanço da tecnologia, foi desenvolvido por método computacional mecanístico empírico o software MeDiNa, que veio com suporte e, em meados de 2020, como método auxiliar implantado pelo DNIT, sendo assim oferecendo mais rapidez, liberdade na escolha de material, melhor adequação a cada projeto e maior confiabilidade nos resultados. O MeDiNa possui três softwares em conjunto: O AEMC (Análise Elástica de Múltiplas Camadas) que analisa tensão-deformação e deslocamentos, o BackMeDiNa, responsável pela retroanálise, e o MeDiNa, que verifica o dimensionamento do pavimento pelo método mecanicista. O presente trabalho avaliou um trecho pavimentado de 8,4 km que liga os municípios de Ladeira Grande à Maranguape, que precocemente apareceram defeitos em sua vida útil. Com o objetivo de analisar as tensões-deformações no revestimento, foi utilizado o software AEMC. No programa foram inseridos valores de Módulo de Resiliência, coeficiente Poisson que foram definidos a partir da seleção de solos cearenses em pesquisas científicas, espessura das camadas e a definição dos pontos que se quer analisar, que no caso é na base do revestimento para averiguar a fadiga por modelos equacionais com os valores obtidos de máxima tração na camada. Os defeitos mais comuns no pavimento em estudo são fadiga e trincas do tipo “couro de jacaré” no revestimento. Considerando que o número N simulado pelas equações de fadiga, em decorrência das deformações pelo método mecanicista, foi menor que o número N de projeto, que foi obtido pelo método empírico, resulta no correto dimensionamento do pavimento. Sendo assim, excesso de tráfego não é causa para os defeitos nesse estudo. Diante dos dados de análise destrutiva realizada no pavimento, observa-se que os defeitos podem ser causados por escolha inadequada do material ou má execução da camada de revestimento asfáltico e apresenta também baixo grau de compactação na camada de base, podendo ser agentes potentes para os defeitos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPavimentos flexíveispt_BR
dc.subjectAEMCpt_BR
dc.subjectTensão-deformaçãopt_BR
dc.subjectFadigapt_BR
dc.subjectDeformaçãopt_BR
dc.titleAnálise de tensão e deformação de um pavimento em serviço à luz da vida de fadiga.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesStress and deformation analysis of a pavement in service in light of fatigue life.pt_BR
dc.description.resumo_abstractIn Brazil, more than 90% of paved roads are made up of flexible pavement. The pavement dimensioning has been standardized by the DNIT empirical method since 1966, but it has become very outdated in face of so many current and active variables in a pavement. With the advancement of technology, the MeDiNa software was developed using an empirical mechanistic computational method, which came with support and in mid-2020, as an auxiliary method implemented by DNIT, thus offering more speed, freedom in the choice of material, better adaptation to each project, greater reliability in results. MeDiNa has three softwares together: AEMC (Multiple-Layer Elastic Analysis) which analyzes stress-strain and displacements, BackMeDiNa responsible for the retroanalysis and MeDiNa which checks the pavement design using the mechanistic method. The present work evaluated a paved stretch of 8.4 km that connects the municipalities of Ladeira Grande to Maranguape, which showed early defects in their useful life. In order to analyze the stress-strains in the coating, the AEMC software was used. In the program were inserted values ​​of Resilience Modulus, Poisson coefficient that were defined from the selection of soils from Ceará in scientific research, layer thickness and the definition of the points to be analyzed, which in this case is at the base of the coating to verify the fatigue by equational models with the maximum tensile values ​​obtained in the layer. The most common defects in the pavement under study are fatigue and “alligator leather” type cracks in the coating. The number simulated by the fatigue equations, as a result of deformations by the mechanistic method, was smaller than the design number N, which was created by the empirical method, resulting in the correct design of the pavement. Therefore, excess traffic is not the cause of the defects in this study. In view of the destructive analysis data carried out on the pavement, it is observed that the defects can be caused by an inadequate choice of material or poor execution of the asphalt coating layer and it also presents a low degree of compaction in the base layer, which can be potent agents for the defects.pt_BR
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