Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1312
Title: O uso e a percepção de residentes em clínica médica sobre o podcast como ferramenta de ensino em Hanseníase
Authors: VIEIRA, Larissa Xavier Santiago da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: AUGUSTO, Kristopherson Lustosa
Issue Date: 2022
Citation: VIEIRA, Larissa Xavier Santiago da Silva. O uso e a percepção de residentes em clínica médica sobre o podcast como ferramenta de ensino em Hanseníase. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Abstract: O objetivo geral deste trabalho é compreender de que forma, médicos residentes em clínica médica, percebem o uso do podcast como ferramenta de ensino em hanseníase. Como objetivos secundários, a pesquisa avalia as vivencias prévias dos médicos no atendimento do paciente com hanseníase, apresenta o processo de criação de um podcast para ensino médico, verifica como o e-learning está inserido no cotidiano dos participantes da pesquisa e apresenta as condições e as preferências de uso do podcast. O estudo propõe como percurso metodológico uma investigação transversal, exploratória, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada através da técnica de grupo focal, seguida de análise de conteúdo, com categorização das falas, de acordo com o método de Bardin (2009). A entrevista grupal foi realizada no Hospital Geral Dr Waldemar Alcântara, na cidade de Fortaleza, Ceará. Participaram 14 médicos residentes em clínica médica. No que diz respeito ao ensino da hanseníase, constatamos que em todo o processo da formação médica, da graduação a educação médica continuada, os avaliados relataram a pouca vivência prática em hanseníase, assim como a insegurança em diagnosticar e manejar os pacientes. As tecnologias digitais estão fortemente inseridas no processo de ensino-aprendizagem médico. O podcast foi avaliado como promissora ferramenta complementar aos métodos tradicionais de ensino, sendo o formato blended learning uma alternativa para a educação médica nos próximos anos, reconhecendo as fraquezas e potencialidades do ensino tradicional e digital. Foram consideradas fortalezas do podcast em estudo: a escolha dos temas, a duração curta e subdivisão em tópicos do assunto e como fraqueza a ausência de imagens. Há necessidade de mais estudos de validação de podcasts em comparação com os padrões de ouro do ensino de educação médica.
Keywords: Hanseníase
Educação médicas
Podcasts
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1312
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LARISSA XAVIER SANTIAGO DA SILVA VIEIRA.pdf2.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.