Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1316
Title: A PERCEPÇÃO FAMILIAR SOBRE A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL INFANTIL
Authors: OLIVEIRA, João Gabriel Facundo
metadata.dc.contributor.advisor: LIMA, Deyseane Maria Araújo
Issue Date: 2020
Citation: OLIVEIRA, João Gabriel Facundo. A percepção familiar sobre a influência das mídias digitais no desenvolvimento social infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Centro Universitário Unichristus, Fortaleza, 2020.
Abstract: Este trabalho tem o propósito de analisar o uso e a influência das mídias digitais em crianças de 3 a 6 anos de idade. A mídia está presente em nossas vidas e, principalmente, no cotidiano das crianças muitas horas por dia. Além de exercer algumas influências positivas, a prevalência ainda é de que a criança pode ter influências negativas. Ao nos defrontarmos com estas questões, nosso movimento é discutir e compreender as influências que a mídia exerce na formação infantil. Objetivamos, após a realização desta pesquisa, verificar as influências positivas e/ou negativas que este meio de comunicação pode exercer sobre as crianças e quais as consequências que estes aspectos produzem em sua vida. A abordagem utilizada para a realização deste projeto foi a pesquisa qualitativa baseada na interpretação de estudos e entrevistas feitas com os pais e mães dessas crianças. Foi utilizado nessa pesquisa para a coleta de dados a entrevista- semiestruturada. No resultado dessa pesquisa, observamos através da análise de conteúdo que é uma técnica de análise das comunicações, que irá analisar o que foi dito nas entrevistas ou observado pelo pesquisador. Na análise do material, busca-se classificá-los em temas ou categorias que auxiliam na compreensão do que está por trás dos discursos. Assim, esses pais das crianças de 3 a 6 anos observaram que havia uma forte influência dessas mídias na vida dos seus filhos, existindo uma alteração no humor, na influência de compras e principalmente no seu desenvolvimento, e por isso, o acesso que as crianças têm às mídias deve ser observado de forma crítica pelo pais, principalmente a televisão que tem grande poder de influenciar na rotina da casa
Keywords: Infância
Brincadeiras
Mídias Digitais
Subjetividade
Consumo
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1316
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO GABRIEL FACUNDO OLIVEIRA.pdf338.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.