Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1326
Título: Desenvolvimento de uma plataforma web de ensino sobre complicações diabéticas para pacientes e acadêmicos de Medicina.
Autor(es): MARQUES, Thâmia Martins
Orientador: LIMA, Danilo Lopes Ferreira
Data do documento: 2022
Citação: MARQUES, Thâmia Martins. Desenvolvimento de uma plataforma web de ensino sobre complicações diabéticas para pacientes e acadêmicos de Medicina. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Resumo: Diabetes Mellitus (DM) é uma condição crônica complexa e um crescente problema de saúde para todos os países que requer cuidados médicos contínuos. A educação e o apoio contínuos para o autogerenciamento do diabetes são essenciais para prevenir complicações agudas e reduzir o risco de complicações crônicas. O uso de plataformas web pelos pacientes melhora a compreensão da patologia. Diante disso, essa pesquisa teve por objetivo desenvolver uma plataforma web de ensino sobre as complicações diabéticas para pacientes diabéticos e acadêmicos de Medicina, sendo avaliada a usabilidade da plataforma. No intuito da investigação da usabilidade da Plataforma Co-diabético foi realizado um estudo transversal por meio da Escala de Usabilidade de Sistema (SUS). Um total de 34 pessoas, entre pacientes diabéticos e acadêmicos de Medicina, responderam ao questionário, sendo 17 pacientes diabéticos. Quando questionados sobre a utilização de plataformas digitais para smartphone, 23,5% nunca haviam utilizado e quanto ao uso de plataformas digitais na área médica, os que nunca haviam utilizado foram 32,4%. 29,4% responderam que não costumavam conversar sobre complicações diabéticas com o seu médico, apenas 1 era acadêmico de Medicina. Com relação à utilidade da plataforma web para o entendimento das complicações diabéticas, 100% dos investigados concordaram que usariam a plataforma webl na sua rotina. O instrumento SUS aplicado na nossa pesquisa obteve um escore de 62,06, constatando uma usabilidade boa conforme Bangor (2009) a classificação de pontuação SUS. Podemos concluir que o desenvolvimento da plataforma web Co-diabético é um recurso tecnológico com usabilidade satisfatória conforme a SUS.
Palavras-chave: Diabetes Melitus
Complicações diabéticas
Plataforma web
Usabilidade
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1326
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THÂMIA MARTINS MARQUES.pdf6.06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.