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dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Claudia Maria Costa de-
dc.contributor.authorSANTOS, Daniela Costa de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-06-17T17:09:44Z-
dc.date.available2022-06-17T17:09:44Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSANTOS, Daniela Costa de Oliveira. Avaliação do repertório de habilidades sociais e de competências de tutores de um curso de medicina com sistema de aprendizagem baseada em problemas. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1338-
dc.description.abstractA Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é um método de ensino que visa trabalhar o conhecimento, as habilidades, as atitudes e os valores, como a capacidade de escutar e observar o que o outro diz, a solidariedade, a busca da verdade e o potencial de corrigir-se mutuamente. A interação satisfatória entre tutor e alunos é fundamental para o êxito da ABP e as habilidades sociais (HS) são importantes nesse contexto. As HS, no meio acadêmico, relacionam-se ao desempenho profissional, ajuste à instituição, e bem-estar físico e psicológico dos discentes universitários. Foi objetivo do presente estudo avaliar as HS dos tutores e, através da percepção dos alunos, avaliar as competências dos tutores da ABP de um centro universitário. Trata-se de um estudo transversal, realizado em um centro universitário de Fortaleza-Ceará, sendo incluídos alunos e tutores da instituição do primeiro ao oitavo semestre do curso de Medicina. A abordagem metodológica foi desenvolvida em quatro etapas: 1. Avaliação das HS dos tutores através da aplicação do questionário IHS-2–Del Prette e Del Prette (2018); 2. Avaliação da percepção discente em relação aos tutores, no que se refere aos domínios conhecimento do conteúdo, congruência social e congruência cognitiva, através de questionário de Schmidt e Moust (1995); 3. Análise das percepções dos tutores sobre a importância das HS no processo de ensino-aprendizagem, através da técnica de grupo focal; 4. Elaboração de um manual para divulgar a importância das HS e da interação interpessoal entre tutores e alunos. Participaram do estudo 74 tutores, sendo 50% do sexo feminino, com idade média de 40,6 anos, e 680 discentes, sendo 61,2% do sexo feminino, com idade média de 23,3 anos. O escore total do repertório de HS dos tutores evidenciou que 62,1% dos tutores do sexo masculino e 52,8% dos tutores do sexo feminino apresentaram repertório de HS abaixo da média. Observou-se déficit de conversação assertiva em 41,1% dos tutores; de abordagem afetivo-sexual em 44,4%; de expressão de sentimento positivo em 47,9%; de autocontrole e enfrentamento em 54,8%; e de desenvoltura social em 37,0%. Quanto à avaliação dos tutores pelos discentes, observou-se que a congruência social, cognitiva e de conteúdo foi baixa em 26%, 35,3% e 15,6% dos tutores e ausente ou baixa em 26%, 23,2% e 4,0%, respectivamente, segundo dois métodos de avaliação utilizados. Sobre a percepção dos docentes acerca do tema HS, a maioria deles desconhece o tema, mas reconhece sua importância no contexto universitário; entende que a disposição do tutor em aprender novas HS é importante para seu crescimento; afirma que é importante cada tutor conhecer as HS que precisa melhorar e reconhece a importância da existência de treinamento teórico-prático sobre o tema. Conclui-se que a deficiência de HS entre os tutores tem uma prevalência elevada, que as competências mais baixas foram as congruências sociais e cognitivas, e que a temática das HS é pouco conhecida entre os tutores, sendo necessária a implantação de programas de treinamento das habilidades sociais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectMedicinapt_BR
dc.subjectTutoriapt_BR
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.titleAvaliação do repertório de habilidades sociais e de competências de tutores de um curso de medicina com sistema de aprendizagem baseada em problemas.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesAssessment of the repertoire of social skills and competences of tutors in a medicine course with a problem-based learning system.pt_BR
dc.description.resumo_abstractProblem-Based Learning (PBL) is a teaching method that aims to work on knowledge, skills, attitudes and values, such as the ability to listen and observe what the other says, solidarity, the search for truth and the potential to correct each other. Satisfactory interaction between tutor and students is fundamental to the success of PBL and social skills (SS) are of paramount importance in this context. SS, within the academic environment, are related to professional performance, adjustment to the institution, and physical and psychological well-being of university students. The aim of the present study was to evaluate the SS of the tutors and, through the students' perception, to evaluate the competences of the tutors of the PBL of a university center. This is a cross-sectional study carried out in a university center in FortalezaCeara, including students and tutors from the aforementioned institution from the first to the eighth semester of the Medicine course. The methodological approach was developed in four stages: 1. Assessment of the tutors' SS through the application of the IHS-2–Del Prette and Del Prette (2018) questionnaire; 2. Assessment of students’perception in relation to tutors, with regard to the domains of expertise, social congruence and cognitive congruence, through a questionnaire by Schmidt and Moust (1995); 3. Analysis of tutors' perceptions about the importance of SS in the teaching-learning process, through the focus group technique; 4. Development of a manual as a guide to disseminate knowledge of the importance of SS and interpersonal interaction between tutors and students. 74 tutors participated in this study, 50% female, mean age of 40.6 years and 680 students, 61.2% female, mean age of 23.3 years. The total score of the tutors' SS repertoire showed that 62.1% of male tutors and 52.8% of female tutors have a below-average SS repertoire. Assertive conversation deficit was observed in 41.1% of tutors; affective-sexual approach in 44.4%; expression of positive feeling in 47.9%; of self-control and coping in 54.8%; and social resourcefulness by 37.0%. As for the students' assessment in relation to the tutors, it was observed that social congruence, cognitive congruence and expertise was low in 26%, 35.3% and 15.6% of the tutors and absent or low in 26%, 23,2 % and 4.0%, respectively, according to two evaluation methods used. With regard to the perception of professors on the topic of SS, most tutors are unaware of the topic, but recognize its importance in the university context; they understand that the tutor's willingness to learn new SS is important for their growth; they state that it is important for each tutor to know the SS that needs to be improved and recognize the importance of theoretical-practical training on SS. It is concluded that the SS deficiency among tutors has a high prevalence, that the lowest competences were social and cognitive congruence, and that the theme of SS is little known among tutors, requiring the implementation of training programs for social skills.pt_BR
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