Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1338
Título : | Avaliação do repertório de habilidades sociais e de competências de tutores de um curso de medicina com sistema de aprendizagem baseada em problemas. |
Autor : | SANTOS, Daniela Costa de Oliveira |
metadata.dc.contributor.advisor: | OLIVEIRA, Claudia Maria Costa de |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | SANTOS, Daniela Costa de Oliveira. Avaliação do repertório de habilidades sociais e de competências de tutores de um curso de medicina com sistema de aprendizagem baseada em problemas. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022. |
Resumen : | A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é um método de ensino que visa trabalhar o conhecimento, as habilidades, as atitudes e os valores, como a capacidade de escutar e observar o que o outro diz, a solidariedade, a busca da verdade e o potencial de corrigir-se mutuamente. A interação satisfatória entre tutor e alunos é fundamental para o êxito da ABP e as habilidades sociais (HS) são importantes nesse contexto. As HS, no meio acadêmico, relacionam-se ao desempenho profissional, ajuste à instituição, e bem-estar físico e psicológico dos discentes universitários. Foi objetivo do presente estudo avaliar as HS dos tutores e, através da percepção dos alunos, avaliar as competências dos tutores da ABP de um centro universitário. Trata-se de um estudo transversal, realizado em um centro universitário de Fortaleza-Ceará, sendo incluídos alunos e tutores da instituição do primeiro ao oitavo semestre do curso de Medicina. A abordagem metodológica foi desenvolvida em quatro etapas: 1. Avaliação das HS dos tutores através da aplicação do questionário IHS-2–Del Prette e Del Prette (2018); 2. Avaliação da percepção discente em relação aos tutores, no que se refere aos domínios conhecimento do conteúdo, congruência social e congruência cognitiva, através de questionário de Schmidt e Moust (1995); 3. Análise das percepções dos tutores sobre a importância das HS no processo de ensino-aprendizagem, através da técnica de grupo focal; 4. Elaboração de um manual para divulgar a importância das HS e da interação interpessoal entre tutores e alunos. Participaram do estudo 74 tutores, sendo 50% do sexo feminino, com idade média de 40,6 anos, e 680 discentes, sendo 61,2% do sexo feminino, com idade média de 23,3 anos. O escore total do repertório de HS dos tutores evidenciou que 62,1% dos tutores do sexo masculino e 52,8% dos tutores do sexo feminino apresentaram repertório de HS abaixo da média. Observou-se déficit de conversação assertiva em 41,1% dos tutores; de abordagem afetivo-sexual em 44,4%; de expressão de sentimento positivo em 47,9%; de autocontrole e enfrentamento em 54,8%; e de desenvoltura social em 37,0%. Quanto à avaliação dos tutores pelos discentes, observou-se que a congruência social, cognitiva e de conteúdo foi baixa em 26%, 35,3% e 15,6% dos tutores e ausente ou baixa em 26%, 23,2% e 4,0%, respectivamente, segundo dois métodos de avaliação utilizados. Sobre a percepção dos docentes acerca do tema HS, a maioria deles desconhece o tema, mas reconhece sua importância no contexto universitário; entende que a disposição do tutor em aprender novas HS é importante para seu crescimento; afirma que é importante cada tutor conhecer as HS que precisa melhorar e reconhece a importância da existência de treinamento teórico-prático sobre o tema. Conclui-se que a deficiência de HS entre os tutores tem uma prevalência elevada, que as competências mais baixas foram as congruências sociais e cognitivas, e que a temática das HS é pouco conhecida entre os tutores, sendo necessária a implantação de programas de treinamento das habilidades sociais. |
Palabras clave : | Aprendizagem baseada em problemas Medicina Tutoria Habilidades sociais |
URI : | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1338 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DANIELA COSTA DE OLIVEIRA SANTOS.pdf | 6.71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.