Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1348
Título: MAGALHÃES, Hilário da Silva. Gestão de risco de crédito nas empresas do agronegócio: Um estudo de caso de uma indústria química de defensivos agrícolas do estado do Ceará no período de 2018 a 2021. 2022. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Autor(es): MAGALHÃES, Hilário da Silva
Orientador: ESTITE, Mônica Barreto de Sá
Data do documento: 2022-06
Citação: MAGALHÃES, Hilário da Silva. Gestão de risco de crédito nas empresas do agronegócio: Um estudo de caso de uma indústria química de defensivos agrícolas do estado do Ceará no período de 2018 a 2021. 2022. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Resumo: Nos últimos anos, a relevância do agronegócio tornou a gestão de crédito fundamental ao fazer parte do processo produtivo e econômico de uma empresa agroindustrial, apesar de intrínseca ao setor financeiro. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar a gestão de risco de crédito da indústria química de defensivos agrícolas do estado do Ceará no período de 2018 a 2021. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo, no qual foram realizadas análises verticais e horizontais das demonstrações contábeis da empresa, além de serem analisadas as políticas internas e os relatórios de análise de crédito de clientes inadimplentes, de modo a verificar como é conduzida a gestão do risco de crédito da empresa. Os resultados demonstram que a empresa apresenta gestão de risco em acordo com a literatura e mantém sua carteira de clientes em alinhamento com uma política de crédito contextualizada e em coesão com a literatura; demonstra a importância da gestão do contas a receber visto que é sua principal fonte obtenção de recursos; apresenta níveis baixos de inadimplência e perdas. Nota-se que a análise de crédito efetivada para estes clientes seguiu a política de crédito vigente, demonstrando apenas uma maior necessidade de aporte de garantias em sua composição de limite de crédito. Este trabalho torna-se relevante, pois demonstra a importância da gestão de risco de crédito e de suas práticas dentro do ciclo financeiro de uma indústria do agronegócio, levando em consideração sua importância dentro da companhia e de maneira geral para a economia do país, visto que é um setor importante e de destaque, desta forma, demonstra-se para a companhia de que forma a sua gestão impacta positiva ou negativamente na inadimplência; evidencia-se um perfil dos clientes inadimplentes e; apresenta-se o impacto da inadimplência na empresa. Este estudo contribui para a comunidade acadêmica, no que diz respeito à citação em novas pesquisas bibliográficas que utilizem a mesma temática e no desenvolvimento da pesquisa acadêmica, além da contribuição gerencial aos gestores de crédito que podem aplicar os métodos utilizados e os resultados obtidos neste trabalho, auxiliando-os na tomada de decisão.
Palavras-chave: Gestão
Contas a Receber
Crédito
Agronegócio
Risco
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1348
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HILÁRIO DA SILVA MAGALHÃES.pdf851.66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.