Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1349
Título: Criptomoedas e evasão fiscal
Autor(es): ALMEIDA, Luiz Gabriel Meira de
Orientador: ALMEIDA, Tatiana Aquino
Data do documento: 2022-06
Citação: ALMEIDA, Luiz Gabriel Meira de. Criptomoedas e evasão fiscal. 2022. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Resumo: O objetivo deste estudo é discutir a efetividade dos normativos brasileiros sobre a evasão fiscal de investidores de criptomoedas. O uso de criptomoedas tem crescido ao longo dos anos, seja como um meio de investimento ou mesmo moeda de troca em transações diárias. Diante do crescente uso dessa nova forma de investimento, surgem questionamentos na área da contabilidade fiscal em relação aos negócios realizados através das criptomoedas, principalmente no que diz respeito à capacidade de tributação do governo ou da possibilidade de impedimento da evasão de divisas. O presente trabalho empregou, então, abordagem qualitativa de modo a viabilizar a realização de estudo bibliográfico, cuja execução se deu através da leitura de artigos científicos, análise de normativos e projetos de lei em discussão no escopo do direito brasileiro. Dessa forma, foi possível identificar que as normas atuais e em discussão ainda não possuem poder para evitar que as criptomoedas funcionem como forma de evasão fiscal, por ausência de ferramentas que viabilizem a identificação de tais transações, principalmente. Destarte, percebe-se, então, a existência de dificuldades para que o governo realize fiscalização adequada e, consequentemente, impeça, de forma efetiva, a evasão fiscal através de criptomoedas, seja por pessoas físicas ou jurídicas.
Palavras-chave: Evasão fiscal
Criptomoedas
Classificação contábil
Ativos digitais
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1349
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIZ GABRIEL MEIRA DE ALMEIDA.pdf657.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.