Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1352
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCHAGAS, José Ferreira-
dc.contributor.authorSILVA, Lícia Maria Nojosa da-
dc.date.accessioned2022-08-02T11:48:54Z-
dc.date.available2022-08-02T11:48:54Z-
dc.date.issued2022-06-
dc.identifier.citationSILVA, Lícia Maria Nojosa da. Controles internos em tempos de crise: Um estudo com lojistas do Centro Fashion Fortaleza nos cenários antes e durante a pandemia da covid-19. 2022. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1352-
dc.description.abstractEsta monografia objetiva analisar os controles adotados em lojas do Centro Fashion Fortaleza nos cenários antes e durante a pandemia da Covid-19. Trata-se de pesquisa descritiva, de caráter qualitativo e caracterizada como levantamento, realizada em março de 2022, com o uso de questionário como instrumento de coleta de dados aplicado a 45 empresas preponderantemente do ramo de vestuário (confecção e venda), atuantes no varejo e no atacado. Recebidas as respostas ao questionário, estas foram tabuladas e analisadas. O resultado do estudo, considerando-se apenas os elementos e as técnicas referenciadas, demonstra que, na percepção dos lojistas e empreendedores consultados, a pandemia da Covid-19 trouxe impacto significativo no planejamento, na condução dos negócios, bem como na saúde financeira das empresas, mais especificamente na retração de clientes e consequente queda de vendas, variáveis de maior expressividade. No que se refere ao objetivo central da pesquisa, constata-se que, como decorrência da crise sanitária, as lojas do Centro Fashion Fortaleza, em sua maioria, necessitaram adotar mecanismos e instrumentos que trouxeram mudanças significativas na forma de realizar negócios. Dentre eles, se destacam a implementação de processo de vendas remotas com o uso de plataforma digital, bem como outros instrumentos tecnológicos como WhatsApp, Instagram e outros, além da implementação do trabalho remoto (home office). Conclui-se, por fim, que os controles internos são considerados de alta relevância para as empresas pesquisadas tanto em condições normais como em momentos de crise como a que se observa em decorrência da pandemia da Covid-19.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectControle interno em lojaspt_BR
dc.subjectCentro Fashion Fortalezapt_BR
dc.subjectPandemia da Covid-19pt_BR
dc.titleControles internos em tempos de crise: Um estudo com lojistas do Centro Fashion Fortaleza nos cenários antes e durante a pandemia da covid-19pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesInternal controls in times of crisis: A study with shopkeepers from Centro Fashion Fortaleza in scenarios before and during the covid-19 pandemicpt_BR
dc.description.resumo_abstractThis monograph aims to analyze the controls adopted in Centro Fashion Fortaleza stores in the scenarios before and during the Covid-19 pandemic. This is a descriptive, qualitative research characterized as a survey, carried out in March 2022, with the use of a questionnaire as a data collection instrument applied to 45 companies predominantly in the clothing industry (manufacturing and sale), active in retail and wholesale. Once the responses to the questionnaire were received, they were tabulated and analyzed. The result of the study, considering only the referenced elements and techniques, demonstrates that, in the perception of the shopkeepers and entrepreneurs consulted, the Covid-19 pandemic had a significant impact on planning, conducting business, as well as the financial health of companies, more specifically in the retraction of customers and consequent drop in sales, variables of greater expressiveness. With regard to the central objective of the research, it appears that, as a result of the health crisis, the stores of Centro Fashion Fortaleza, for the most part, needed to adopt mechanisms and instruments that brought significant changes in the way of doing business. Among them, the implementation of a remote sales process using a digital platform stands out, as well as other technological instruments such as WhatsApp, Instagram and others, in addition to the implementation of remote work (home office). Finally, it is concluded that internal controls are considered highly relevant for the companies surveyed both under normal conditions and in times of crisis such as the one observed with the outbreak of the Covid-19 pandemic.pt_BR
Appears in Collections:Ciências Contábeis - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LÍCIA MARIA NOJOSA DA SILVA.pdf1.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.