Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1367
Título: Protocolo para atendimento de pacientes pediátricos com cetoacidose diabética.
Autor(es): HIGINO, Priscila Alencar Barreira
Orientador: ROLIM, Juliana Paiva Marques Lima
Data do documento: 2022
Citação: HIGINO, Priscila Alencar Barreira. Protocolo para atendimento de pacientes pediátricos com cetoacidose diabética. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Resumo: A cetoacidose diabética (CAD) é caracterizada por um quadro de hiperglicemia associada a um aumento na produção de corpos cetônicos. A CAD é uma emergência pediátrica muito relevante, mas poucos médicos sabem diagnosticar e conduzir esta complicação da diabetes. A CAD é a causa mais comum de hospitalização e morte em crianças diabéticas. O diagnóstico tardio pode levar a complicações graves. O desenvolvimento de um manual e a criação de um aplicativo voltado para esta problemática pode contribuir para o melhor atendimento dos pacientes diabéticos, evitando complicações, tempo de internação e custos. O benefício da tecnologia de informação aplicado à saúde é bem conhecido, melhora a da tomada de decisão clínica com esclarecimentos rápidos sobre o assunto em discussão. Neste contexto, o objetivo foi criar um aplicativo e um manual para facilitar o diagnóstico e o tratamento de pacientes pediátricos com CAD. Métodos: O manual foi escrito após uma revisão da literatura utilizando as seguintes palavras de busca em português e inglês: Diabetes Autoimune, Diabetes Mellitus, Aplicativo, Software e Cetoacidose Diabética. Foi desenvolvido um aplicativo que utilizou como referencial teórico as informações contidas no manual. Foram desenvolvidas duas versões do aplicativo para as duas principais plataformas móveis existentes: Android e iOS.O aplicativo foi disponibilizado na língua portuguesa. O aplicativo e seus vários módulos são apresentados em uma formato prático, facilitando o diagnóstico e tratamento da CAD e de suas complicações. Sendo composto de vários parâmetros que podem ser utilizados, levando a diferentes passos sequenciais, conduzindo assim a um raciocínio clínico, desde fluxogramas, tabelas, definição, fisiopatologia, diagnóstico clínico e laboratorial, classificações, tratamento e sua cronologia, prevenção, orientações das complicações após resolução da cetoacidose e orientações gerais, como os tipos de insulina, os insumos necessários e horários específicos para realização da glicemia capilar. A importância do trabalho reside no método de diagnóstico protocolado que oriente as primeiras medidas terapêuticas a serem tomadas, de forma a instituí-las o mais precoce possível, minimizando as possíveis complicações. O manual e o aplicativo estão prontos para teste, podendo possibilitar ao profissional uma melhor condução de pacientes pediátricos com suspeita de CAD.
Palavras-chave: Diabetes Autoimune
Diabetes Mellitus
Cetose
Cetoacidose Diabética
Aplicativo
software
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1367
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRISCILA ALENCAR BARREIRA HIGINO..pdf102.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.