Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1369
Título: Análise das propriedades do concreto reforçado com macrofibras de vidro em relação ao concreto convencional
Autor(es): RODRIGUES NETO, Carlos Fonseca
Orientador: LIMA, Rafaela Fujita
Data do documento: 2022-06-11
Citação: RODRIGUES NETO, Carlos Fonseca. Análise das propriedades do concreto reforçado com macrofibras de vidro em relação ao concreto convencional. 2022. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Christus. Fortaleza, 2022.
Resumo: A construção civil brasileira vem passando por grandes mudanças e melhorias contínuas durante os últimos anos. Os métodos construtivos e os materiais evoluem de acordo com o surgimento das novas tecnologias para esse setor. O concreto, que é um dos materiais mais importantes da construção civil, vem recebendo diversos estudos para possíveis melhorias e entendimentos do seu comportamento estrutural, dentre eles, a utilização das fibras para garantir melhores resultados em seu desempenho. O concreto reforçado com fibras (CRF) corresponde a um material compósito formado principalmente por cimento hidráulico, agregado miúdo e graúdo, água e fibras descontínuas. A principal finalidade desse reforço no concreto é o aumento da capacidade resistente pós fissuração do compósito, que reflete no ganho de tenacidade. A fibra utilizada nesse estudo como reforço da matriz cimentícia foi a macrofibra de vidro, no qual se trata de uma fibra mineral estrutural que se difundiu no mercado brasileiro nos últimos anos, principalmente após a normatização no início de 2021. Diante disso, nesta pesquisa foi feito uma avaliação comparativa sobre a influência das fibras de vidro no concreto (CRF) em relação ao concreto convencional para uma avaliação do comportamento mecânico dessas matrizes. Na metodologia desse estudo foi definido as dosagens para o traço referência (sem fibras) e os traços com fibras, diferenciando-se pelo teor de fibras (kg/m³ de concreto) em cada amostra. No estado fresco foi analisado o abatimento de cada traço e no estado endurecido analisado a resistência à compressão e resistência à tração. Logo, o trabalho concluiu que a utilização da macrofibra de vidro possui grandes vantagens, principalmente quando se trata de resistência a esforços à tração na flexão, tornando-a como uma solução estrutural bastante vantajosa. Além disso, a substituição de parte parcial do aço pelas fibras, também poderá ocorrer como solução financeira, mas é necessário estudos mais profundos para essa análise de viabilidade.
Palavras-chave: Concreto
Tecnologia
Fibras
Reforço estrutural
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1369
Aparece nas coleções:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos Fonseca Rodrigues Neto.pdf6.63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.