Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1372
Título : Inquirição do processo pericial em barragens de rejeitos no Brasil
Autor : DINIZ, Francisca Jenifer de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: LEITE, Mariana de Araújo
Fecha de publicación : 2022-06-18
Citación : DINIZ, Francisca Jenifer de Sousa. Inquirição do processo pericial em barragens de rejeitos no Brasil. 2022. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Christus. Fortaleza, 2022.
Resumen : A necessidade da abundância de minérios devido à industrialização, vem fazendo com que as barragens de rejeitos já existentes tenham que ser ampliadas para suprir com essa necessidade repentina, assim como a precisão de novas construções desse modelo de estrutura. Com essas ampliações realizadas, as barragens sofrem grandes níveis de pressão, ocasionando possíveis falhas. Esses sinistros causam malefícios de forma irreversível, tanto a população como para o meio ambiente. O presente trabalho objetiva difundir o processo de perícia em barragens de rejeitos com foco nas causas e origens dos colapsos. Utilizou-se como metodologia a análise dos principais processos de perícia executados em averiguações dos dois maiores rompimentos de barragens ocorridos no Brasil, sendo eles os sinistros de Mariana e Brumadinho. Devido à ocorrência de rompimentos de barragens de rejeitos ocorridos no Brasil nos últimos anos, vê-se necessário verificar os principais motivos de seus rompimentos, mostrando formas de prevenção desses desastres. O processo de análise pericial envolve o planejamento, a vistoria ao local do sinistro, os exames realizados, o estudo documental do caso e a elaboração do laudo a partir das informações coletadas. Com isso é possível avaliar as divergências de complexidade existentes nas causas de rompimentos das barragens, quando comparada os métodos de avaliação contidas no presente trabalho. Concluiu-se pela análise das causas e pelo processo de perícia que falhas e sinistros estão ligados a negligências na etapa de projeto, relacionado às características particulares dos métodos construtivos das barragens, e do processo de manutenção.
Palabras clave : Processo pericial
Barragens de rejeitos
Inquirição pericial
Obras de grande porte
Barragem de Mariana e Brumadinho
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1372
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Francisca Jenifer de Sousa Diniz.pdf1.33 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.