Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1380
Title: Melhoria de acurácia no processo produtivo em indústria do ramo de energia eólica através da metodologia de análise e solução de problemas (MASP)
Authors: SOUSA, Gabriela Maciel de
metadata.dc.contributor.advisor: BARBOSA, Antonio Marcos Aires
Issue Date: 2022-06-18
Citation: SOUSA, Gabriela Maciel de. Melhoria de acurácia no processo produtivo em indústria do ramo de energia eólica através da metodologia de análise e solução de problemas (MASP). 2022. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Christus. Fortaleza, 2022.
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso aborda um estudo de caso realizado em uma empresa no ramo de energia eólica no Estado do Ceará, com o objetivo de quantificar e analisar os resultados da implementação da metodologia MASP na melhoria do fluxo do material fibra de carbono, buscando entender se houve benefícios significativos com o uso da ferramenta no contexto da empresa, e buscando formas de medir os ganhos financeiros e em eficiência nos processos obtidos com a melhoria dos processos de trabalho analisados. Com o estudo foi possível verificar que através do MASP as causas raízes da baixa acuracidade do material analisado foram encontradas com ajuda de ferramentas como Diagrama de Ishikawa e brainstorming, sendo as principais causas a entrega de bobinas menores que a especificação por parte do fornecedor, o que causava retrabalhos e desperdícios, e a falta de treinamento e padronização dos registros nas Ordens de Produção (OPs). Após a inclusão de etapas no processo para garantir o uso de bobinas conformes e o devido alinhamento sobre apontamentos de produção, o estoque manteve-se, até o fim deste trabalho, com acuracidade de 100%.
Keywords: Gestão da Qualidade
MASP
Energia Eólica
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1380
Appears in Collections:Engenharia de Produção - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriela Maciel de Sousa.pdf2.55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.