Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1382
Título: A aderência dos colaboradores aos requisitos da NBR ISO 9001:2015: uma análise da fase de pré-auditoria de certificação em uma indústria alimentícia do Ceará
Autor(es): MUNIZ, Marina Madeline de Sousa
Orientador: ROCHA, Virna Fernandes Távora
Data do documento: 2022-06-18
Citação: MUNIZ, Marina Madeline de Sousa. A aderência dos colaboradores aos requisitos da NBR ISO 9001:2015: uma análise da fase de pré-auditoria de certificação em uma indústria alimentícia do Ceará. 2022. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Centro Universitário Christus. Fortaleza, 2022.
Resumo: Tendo em vista que o conhecimento é a chave para o sucesso de toda organização e que o hábito dos colaboradores se faz presente mediante a cultura estabelecida pela empresa, recorrer a capacitação interna é um grande avanço para diferenciação no mercado, bem como para alavancar a competitividade com as demais organizações espalhadas pelo país. Diante disso, com o objetivo de avaliar a aderência dos colaboradores de uma indústria alimentícia, foi desenvolvido este estudo para avaliar como os colaboradores se encontram aderentes aos requisitos da NBR ISO 9001:2015. A partir da elaboração de um formulário envolvendo os processos internos da unidade e as cláusulas normativas, além da descrição das não conformidades registradas durante o período da pré-auditoria externa, foi possível verificar que, independente do cargo que os funcionários pertençam, é importante que seja realizada uma reciclagem de forma periódica aos colaboradores da unidade, para que a compreensão e a aderência aos requisitos possam ser evidentes para todos os colaboradores e que a certificação da NBR ISO 9001:2015, referente ao SGQ, possa ser conquistada com sucesso.
Palavras-chave: Sistema de Gestão da Qualidade
NBR ISO 9001:2015
Aderência
Pré-auditoria externa
Certificação
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1382
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marina Madeline de Sousa Muniz.pdf1.74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.