Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1393
Título : Plano urbano orientado ao turismo sustentável em Paraipaba
Autor : SOUSA, Layla Hellen Moreira de
metadata.dc.contributor.advisor: LIMA, Mariana Quezado Costa
Fecha de publicación : 2022-06-20
Citación : SOUSA, Layla Hellen Moreira de. Plano urbano orientado ao turismo sustentável em Paraipaba. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Arquitetura e Urbanismo). Centro Universitário Christus. Fortaleza. 2022.
Resumen : O presente trabalho consiste na elaboração de um plano urbano orientado para o turismo sustentável no distrito de Lagoinha e na Sede do município de Paraipaba, Região Metropolitana de Fortaleza-Ceará. O plano visa atender ao turista e também oferecer qualidade de vida para os moradores, de forma equitativa. A inquietação motivadora do trabalho surge a partir da compreensão do turismo e seu crescimento econômico nas últimas décadas, que ao apresentar-se sem um devido planejamento desenvolve diversas problemáticas e modificações negativas na comunidade. Para se contrapor a essa tendência, foram realizados diagnósticos técnico e participativo, a fim de compreender o desenvolvimento do Município, identificar as necessidades dos moradores e as potencialidades de cada área de estudo, com o objetivo de elaborar um plano equilibrado e justo. A partir disso, foram desenvolvidos diretrizes, ações, instrumentos e mecanismos, divididos em três dimensões que correspondem ao tripé do desenvolvimento sustentável. O plano, assim, busca ressignificar a cidade para moradores e torná-la ponto de referência para um turismo sustentável.
Palabras clave : Turismo Sustentável
Planejamento Urbano
Meio Ambiente
Turismo de Sol e Mar
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1393
Aparece en las colecciones: Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Layla Hellen Moreira de Sousa.pdf77.34 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.