Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1412
Título: Jogos digitais na adolescência: um estudo sobre a percepção de jovens que jogam na perspectiva da gestalt-terapia
Autor(es): LIMA, Simone Subi Loureiro
Orientador: LIMA, Deyseane Maria Araújo
Data do documento: 2022
Citação: LIMA, Deyseane Maria Araújo. Jogos digitais na adolescência: um estudo sobre a percepção de jovens que jogam na perspectiva da gestalt-terapia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Resumo: Os jogos digitais estão presentes na atualidade e vão para além do uso no entretenimento, o que os coloca em lugar privilegiado na sociedade. Alguns estudos apresentam a relação entre jogos digitais e adolescência apontando riscos e benefícios, privilegiando assim a ótica de estudiosos, pais e profissionais que lidam com essa faixa etária. No entanto, a literatura ainda carece de estudos que se propõe a dar-se conta do universo do jogo na perspectiva de quem joga. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo compreender os sentidos e os significados do jogo digital para adolescentes de uma escola pública municipal de Fortaleza na perspectiva da Gestalt-terapia. Trata-se de uma pesquisa do tipo transversal, de alcance exploratório e de natureza qualitativa. A coleta de dados foi feita mediante a realização de um grupo fenomenológico e buscou privilegiar a dimensão do vivido e da experiência individual. Tanto nesta etapa quanto na da análise de dados, adotou-se uma perspectiva fenomenológica à luz do referencial Merleau-Pontyano. Nesse sentido, os achados foram organizados em três categorias principais a partir dos objetivos específicos: a) função dos jogos para os adolescentes: diante de conflitos, os jogos aparecem com função terapêutica ou possibilidade de fuga da realidade; b) percepção dos jovens sobre os limites dos jogos: a questão do excesso de uso e a relação com os pais; c) consequências advindas dos jogos: os adolescentes falam sobre a socialização que ocorre nas plataformas, entendida por eles como saudável ou tóxica. Nota-se a capacidade dos adolescentes de fazerem escolhas em prol de seu crescimento, acolhendo o que o jogo tem de benéfico e alienando o que não agrega. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir com a ciência psicológica, bem como outras áreas que possam se beneficiar do conhecimento produzido sobre o uso de jogos digitais na adolescência, dando ênfase à percepção dos jovens que jogam.
Palavras-chave: Jogos digitais
Adolescência
Gestalt-terapia
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1412
Aparece nas coleções:Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMONE SUBI LOUREIRO LIMA.pdf1.64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.