Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1423
Título: PRESERVAÇÃO DE PRIVACIDADE DE DADOS EM SEGURANÇA VIÁRIA NA CIDADE DE FORTALEZA/CE
Autor(es): Barreto, Davi
Orientador: Timbó Brito, Felipe
Data do documento: 2022-12-12
Resumo: Segurança viária está relacionada ao conjunto de medidas de monitoramento necessárias para auxiliar na prevenção de acidentes em uma determinada região. O compartilhamento de dados relacionados à segurança viária é fundamental para evidenciar as consequências dos sinistros de trânsito que todos os dias provocam vítimas. Consequentemente, esses dados podem servir como base para elaboração de políticas públicas a fim de evitar que novas fatalidades ocorram nas ruas e avenidas. Contudo, o compartilhamento de dados de segurança viária deve ser feito com cautela, visto que esse compartilhamento envolve informações sensíveis de indivíduos. A Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD, determina que o compartilhamento de informações deva garantir o anonimato dos indivíduos que tiveram seus dados utilizados. Assim, caso algum indivíduo possa ser reidentificado em um compartilhamento de dados de segurança viária por alguma entidade, essa entidade não estará em conformidade com a LGPD e consequentemente poderá sofrer sansões. Este trabalho propõe uma estratégia, baseada em privacidade diferencial, para publicar dados de segurança viária da cidade de Fortaleza/CE. Nossos resultados mostram que o ruído introduzido pela técnica proposta, para garantir a privacidade dos indivíduos, é bem baixo, o que torna os dados bastante úteis para análise.
Palavras-chave: Privacidade de Dados.
Privacidade Diferencial.
Segurança Viária.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1423
Aparece nas coleções:Sistemas de Informação - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Davi Barreto.pdf1.74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.