Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1432
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorROCHA, Virna Fernandes Távora-
dc.contributor.authorSILVA, Ana Gabriela Chagas e-
dc.date.accessioned2023-01-20T20:39:05Z-
dc.date.available2023-01-20T20:39:05Z-
dc.date.issued2020-07-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1432-
dc.description.abstractOs impactos do consumo excessivo e desnecessário da população e da super produção das indústrias para satisfazer os desejos dos consumidores afetam diretamente o ambiente ecológico mundial. As organizações investem em pesquisa e desenvolvimento para alinhar a necessidade dos consumidores, muitas vezes criando essas necessidades, com seus recursos para inovar e conseguir atender a grande demanda pedida pelos seus clientes. Ainda, a influência midiática e o fácil acesso da massa consumidora às ferramentas de propaganda por diversos veículos viabilizam o contato e a disseminação do desejo pelo consumo. De forma equiparável, a mídia apresenta influência de peso para difundir a cultura que prega o consumo consciente como forma de reduzir na fonte a poluição ambiental nas suas diversas formas, bem como os “5R’s” da sustentabilidade – Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar – principalmente quando se refere ao plástico. Neste contexto, o objetivo deste estudo é analisar quais são os fatores que influenciam o consumidor a adquirir utensílios alimentares sustentáveis. A relevância desta pesquisa dá-se pela importância de avaliar se os consumidores buscam alterar as suas práticas de consumo substituindo itens utensílios alimentares de plástico por itens que podem ser sustentáveis, e que não prejudicam o meio ambiente. Para isso, foi desenvolvido um estudo quantitativo em duas regionais de Fortaleza. Com a aplicação dos questionários, percebeu-se que os consumidores buscaram diminuir o consumo de utensílios alimentares de plástico e substituir por utensílios sustentáveis.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSustentabilidade, Mídias Sociais, Plástico, Utensílios Alimentares Sustentáveispt_BR
dc.titleCONSUMO AMBIENTAL CONSCIENTE: A INFLUÊNCIA NA AQUISIÇÃO DE UTENSILÍOS ALIMENTÍCIOS SUSTENTÁVEISpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesCONSCIOUS ENVIRONMENTAL CONSUMPTION: THE INFLUENCE ON THE ACQUISITION OF SUSTAINABLE FOOD UTENSILSpt_BR
dc.description.resumo_abstractThe impacts of excessive and unnecessary consumption by the population and the overproduction of industries to satisfy consumer desires, directly affect the global ecological environment. Organizations invest in research and development to align consumers' needs, often creating those needs, with their resources to innovate and be able to meet the high demand required by their clients. Still, the media's influence and the easy access of the consumers to the publicity tools by several vehicles, enable contact and the dissemination of the desire for consumption. In a comparable way, the media has a strong influence to spread the culture that preaches conscientious consumption as a way to reduce environmental pollution in its various forms at the source, as well preaches the “5R's” of sustainability - Reduce, Reuse, Recycle, Rethink and Refuse - especially when referring to plastic. In this context, the objective of this study is to analyze what are the factors that influence the consumer to purchase sustainable food utensils. The relevance of this research is due to the importance of assessing whether consumers seek to change their consumption practices by replacing plastic food items with items that can be sustainable, and that do not harm the environment. Thus, a quantitative study was developed in two regional offices in Fortaleza. A survey questionnarie was apply, and it was abble to identify that consumers sought to reduce the consumption of plastic food utensils and replace them with sustainable utensils.pt_BR
Appears in Collections:Administração (Presencial) - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OK_Ana Gabriela Chagas e Silva_bib.pdf1.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.