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dc.contributor.advisorCARVALHO, Camilla Cruz de-
dc.contributor.authorLESSA, Maria Amanda Morais-
dc.date.accessioned2023-01-25T16:26:00Z-
dc.date.available2023-01-25T16:26:00Z-
dc.date.issued2021-06-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1445-
dc.description.abstractDiante da complexidade das empresas familiares, identificou-se um framework estratégico, nomeado Balanced Family Business que visa estudar essas organização estratificadas nos subsistemas indivíduos-chave, família, negócios e sócios, que têm respectivamente como objetivos estratégicos, bem estar do indivíduo, harmonia familiar, continuidade dos negócios e elevação do patrimônio da empresa. Com efeito, durante a pandemia de COVID-19, a necessidade de isolamento social causou uma acentuação da crise econômica e elevação de pontos de estresse tanto no meio familiar quanto empresarial, nesse sentido, aponta-se o BFB como ferramenta que auxilia no desenvolvimento das organizações familiares, e propõe estratégias de melhoria e otimização de performance nos seus quatro subsistemas. Isto posto, este trabalho tem como objetivo geral descrever as estratégias mais utilizadas pelas empresas familiares de Fortaleza, com base no método BFB, no período de pandemia COVID-19. Para tanto, a metodologia desenvolvida foi o uso da abordagem quantitativa. Quanto aos meios, se caracteriza por ser descritivo e exploratório. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário feito no google forms, composto por perguntas do tipo múltipla escolha e escala de mensuração Likert. Para a compreensão dos dados obtidos, foi utilizada a técnica de estatística descritiva. Por fim, optou-se por dividir as empresas considerando dois grupos, micro e pequenas empresas, e, médias e grandes empresas, de modo a manter a coerência entre porte da organização e as estratégias requeridas. Pôde-se concluir que as estratégias de indivíduos-chave são predominantemente relacionadas ao bem estar espiritual; enquanto as estratégias de família apontam a manutenção de ótica positiva para alcance da resiliência familiar; em se tratando de negócios, destaca-se a virtualização das operações para continuação das atividades. Em relação às estratégias de sócios, notou-se que as médias e grandes empresas foram autossuficientes no período de pandemia, já as micro e pequenas buscaram de capital próprio para investir na empresa e compensar as dificuldades impostas pelo mercado.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEmpresas familiares. Estratégias. Balanced Family Business.pt_BR
dc.titleANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS MAIS UTILIZADAS PELAS EMPRESAS FAMILIARES NO PERÍODO DE PANDEMIA EM FORTALEZA A PARTIR DO MÉTODO BFB (BALANCED FAMILY BUSINESS)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesAnalysis of strategies most used by family businesses during the pandemic period in Fortaleza from the BFB (Balanced Family Business) methodpt_BR
dc.description.resumo_abstractGiven the complexity of family businesses, a strategic framework, named Balanced Family Business, has been identified, which aims to study these organizations stratified in the subsystems key individuals, family, business and partners, which have, respectively, as strategic objectives, the individual's well-being, family harmony, business continuity and increase of the company's assets. Indeed, during the COVID-19 pandemic, the need for social isolation caused an accentuation of the economic crisis and an increase in stress points both in the family and business environment. Therefore, the BFB is pointed out as a tool that helps the development of family organizations, and proposes improvement strategies and performance optimization in its four subsystems. Considering that, this study has the general objective of describing the strategies most used by family businesses, based on the BFB method, during the COVID-19 pandemic. To achieve that goal, the methodology developed was the quantitative approach. Furthermore, it is characterized as descriptive and exploratory. As an instrument of data collection it was used a questionnaire made on Google forms, composed of multiple choice questions and Likert scale. It was used the technique of descriptive statistics, in order to understand the data obtained. Finally, it was decided to divide the companies into two groups: micro and small companies, and medium and large companies, in order to maintain coherence between the size of the organization and the strategies required. It could be concluded that the key individuals strategies are predominantly related to spiritual well-being; while the family strategies aim to mantain a positive perspective to achieve family resilience; when it comes to business, the highlight is the virtualization of operations to continue the activities. Regarding partners' strategies, it was noted that medium and large companies were self-sufficient during the pandemic time, while micro and small companies sought the family’s capital to invest in the company and compensate for the difficulties imposed by the market.pt_BR
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