Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1445
Título : ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS MAIS UTILIZADAS PELAS EMPRESAS FAMILIARES NO PERÍODO DE PANDEMIA EM FORTALEZA A PARTIR DO MÉTODO BFB (BALANCED FAMILY BUSINESS)
Autor : LESSA, Maria Amanda Morais
metadata.dc.contributor.advisor: CARVALHO, Camilla Cruz de
Fecha de publicación : 2021-06-29
Resumen : Diante da complexidade das empresas familiares, identificou-se um framework estratégico, nomeado Balanced Family Business que visa estudar essas organização estratificadas nos subsistemas indivíduos-chave, família, negócios e sócios, que têm respectivamente como objetivos estratégicos, bem estar do indivíduo, harmonia familiar, continuidade dos negócios e elevação do patrimônio da empresa. Com efeito, durante a pandemia de COVID-19, a necessidade de isolamento social causou uma acentuação da crise econômica e elevação de pontos de estresse tanto no meio familiar quanto empresarial, nesse sentido, aponta-se o BFB como ferramenta que auxilia no desenvolvimento das organizações familiares, e propõe estratégias de melhoria e otimização de performance nos seus quatro subsistemas. Isto posto, este trabalho tem como objetivo geral descrever as estratégias mais utilizadas pelas empresas familiares de Fortaleza, com base no método BFB, no período de pandemia COVID-19. Para tanto, a metodologia desenvolvida foi o uso da abordagem quantitativa. Quanto aos meios, se caracteriza por ser descritivo e exploratório. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário feito no google forms, composto por perguntas do tipo múltipla escolha e escala de mensuração Likert. Para a compreensão dos dados obtidos, foi utilizada a técnica de estatística descritiva. Por fim, optou-se por dividir as empresas considerando dois grupos, micro e pequenas empresas, e, médias e grandes empresas, de modo a manter a coerência entre porte da organização e as estratégias requeridas. Pôde-se concluir que as estratégias de indivíduos-chave são predominantemente relacionadas ao bem estar espiritual; enquanto as estratégias de família apontam a manutenção de ótica positiva para alcance da resiliência familiar; em se tratando de negócios, destaca-se a virtualização das operações para continuação das atividades. Em relação às estratégias de sócios, notou-se que as médias e grandes empresas foram autossuficientes no período de pandemia, já as micro e pequenas buscaram de capital próprio para investir na empresa e compensar as dificuldades impostas pelo mercado.
Palabras clave : Empresas familiares. Estratégias. Balanced Family Business.
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1445
Aparece en las colecciones: Administração (Presencial) - Trabalhos de Conclusão de Curso

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARIA AMANDA MORAIS LESSA_OK_bib.pdf729.17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.