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dc.contributor.advisorAVESQUE, Christian Aquino-
dc.contributor.authorBRITO, Francisco Abner Ferreira-
dc.date.accessioned2023-01-25T16:27:51Z-
dc.date.available2023-01-25T16:27:51Z-
dc.date.issued2020-07-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1447-
dc.description.abstractA indústria do esporte vem crescendo ao longo das últimas décadas, tornando-se um dos mercados mais atraentes para se investir e lucrar em todo mundo. Um exemplo é o futebol, esporte que à medida que evolui como um grande negócio passou por uma série de transformações em seus modelos de gestão de clubes, mídias e entidades. Atualmente, os clubes trabalham apoiados nos princípios do marketing esportivo, e encontraram no conceito do Match Day uma forma para potencializar suas receitas, incentivando seus torcedores a um maior consumo de bens, serviços e experiências durante as suas partidas. Diante dessa realidade, o objetivo geral do presente estudo é identificar como é a jornada de compra dos torcedores dos clubes cearenses em dias de jogos de futebol. Seus objetivos específicos buscam conhecer quais os fatores que motivam e restringem a ida desses torcedores aos estádios e quais os serviços são considerados por eles como os mais importantes. A metodologia utilizada foi de natureza quantitativa e tipologia descritiva, e quanto aos meios, bibliográfica e pesquisa de campo. A coleta dos dados foi feita com a aplicação de um questionário online com 199 torcedores dos principais clubes cearenses, Ceará, Fortaleza e Ferroviário. Após a análise dos resultados, verificou-se que o perfil médio da amostra é composto em sua maioria por sócios torcedores, que frequentam a maioria dos jogos dos seus times e gastam em média até R$100 por jogo. Dentre os motivos que os fazem irem aos estádios, os mais citados foram ver o jogo de perto e vibrar junto com a torcida, já os que os restringem foram a insegurança e os compromissos particulares. Conclui-se que a maioria dos torcedores cearenses pesquisados são considerados pela literatura como Fanáticos ou Aficionados, e que adoção de melhorias nos estádios e em suas proximidades poderão atrair para o Match Day um maior público e uma maior renda, fazendo com que os clubes cearenses possam aumentar os seus investimentos tanto em suas estruturas como em suas equipes.pt_BR
dc.subjectMarketing Esportivo. Match Day. Futebol cearense.pt_BR
dc.titleMARKETING ESPORTIVO E CONSTRUÇÃO DE LEALDADE: UM ESTUDO SOBRE O MATCH DAY E A JORNADA DE COMPRA DOS TORCEDORES CEARENSES EM JOGOS DE FUTEBOLpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesSPORTS MARKETING AND LOYALTY BUILDING: A STUDY ON THE MATCH DAY AND THE PURCHASE JOURNEY OF CEARENSE FAN AT FOOTBALL GAMESpt_BR
dc.description.resumo_abstractThe sport industry has grown over the past decades, becoming one of the most attractive markets to invest in and profit from around the world. One example is soccer, a sport that as it evolves as a big business has gone through a series of transformations in its models of management of clubs, media and entities. Currently, clubs work with the principles of sports marketing, and have found in the concept of Match Day a way to leverage their revenues, encouraging their fans to greater consumption of goods, services and experiences during their matches. Given this reality, the general objective of this study is to identify how it is the journey of purchasing fans of clubs in Ceará on days of soccer matches. Its specific objectives seek to know which factors motivate and restrict the visit of these fans to the stadiums and which services are considered by them as the most important. The methodology used was of a quantitative nature and descriptive typology, and as for the means, bibliography and field research. The data collection was done with the application of an online questionnaire with 199 fans from clubs, Ceará, Fortaleza and Ferroviário. After analyzing the results, it was found that the average profile of the sample is composed mostly by members, who attend most of their teams' games and spend on average up to R$100 per game. Among the reasons that make them go to the stadiums, the most cited were, to see the game up close and vibrate together with the crowd, whereas the factors that restrict them were, insecurity and particular commitments. It was concluded that the majority of the researched fans are considered by the literature as Fanatics or Aficionados, and that the adoption of improvements in the stadiums and their surroundings could attract to Match Day a larger audience and a higher income, allowing the clubs from Ceará to increase their investments both in their structures and in their teams.pt_BR
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