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Título: MARKETING ESPORTIVO E CONSTRUÇÃO DE LEALDADE: UM ESTUDO SOBRE O MATCH DAY E A JORNADA DE COMPRA DOS TORCEDORES CEARENSES EM JOGOS DE FUTEBOL
Autor(es): BRITO, Francisco Abner Ferreira
Orientador: AVESQUE, Christian Aquino
Data do documento: 2020-07-01
Resumo: A indústria do esporte vem crescendo ao longo das últimas décadas, tornando-se um dos mercados mais atraentes para se investir e lucrar em todo mundo. Um exemplo é o futebol, esporte que à medida que evolui como um grande negócio passou por uma série de transformações em seus modelos de gestão de clubes, mídias e entidades. Atualmente, os clubes trabalham apoiados nos princípios do marketing esportivo, e encontraram no conceito do Match Day uma forma para potencializar suas receitas, incentivando seus torcedores a um maior consumo de bens, serviços e experiências durante as suas partidas. Diante dessa realidade, o objetivo geral do presente estudo é identificar como é a jornada de compra dos torcedores dos clubes cearenses em dias de jogos de futebol. Seus objetivos específicos buscam conhecer quais os fatores que motivam e restringem a ida desses torcedores aos estádios e quais os serviços são considerados por eles como os mais importantes. A metodologia utilizada foi de natureza quantitativa e tipologia descritiva, e quanto aos meios, bibliográfica e pesquisa de campo. A coleta dos dados foi feita com a aplicação de um questionário online com 199 torcedores dos principais clubes cearenses, Ceará, Fortaleza e Ferroviário. Após a análise dos resultados, verificou-se que o perfil médio da amostra é composto em sua maioria por sócios torcedores, que frequentam a maioria dos jogos dos seus times e gastam em média até R$100 por jogo. Dentre os motivos que os fazem irem aos estádios, os mais citados foram ver o jogo de perto e vibrar junto com a torcida, já os que os restringem foram a insegurança e os compromissos particulares. Conclui-se que a maioria dos torcedores cearenses pesquisados são considerados pela literatura como Fanáticos ou Aficionados, e que adoção de melhorias nos estádios e em suas proximidades poderão atrair para o Match Day um maior público e uma maior renda, fazendo com que os clubes cearenses possam aumentar os seus investimentos tanto em suas estruturas como em suas equipes.
Palavras-chave: Marketing Esportivo. Match Day. Futebol cearense.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1447
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