Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1491
Título: Elaboração e validação das atividades profissionais confiáveis de medicina paliativa para médicos residentes
Autor(es): LEITÃO, Sarah Musy
Orientador: PEIXOTO JUNIOR, Arnaldo Aires
Data do documento: 2023
Citação: LEITÃO, Sarah Musy. Elaboração e validação das atividades profissionais confiáveis de medicina paliativa para médicos residentes. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.
Resumo: Introdução: Durante o estágio de médicos residentes em serviços de Cuidados Paliativos (CP), é notável a diversidade quanto à experiência prévia no cuidado com pacientes com condição ameaçadora à vida. Nesse sentido, as Atividades Profissionais Confiáveis (APCs) se mostram como uma forma prática de estabelecer os níveis de supervisão necessários aos residentes médicos ao longo do estágio em CP. Objetivo: elaborar e validar localmente os títulos das APCs de Medicina Paliativa (MP). Método: 25 experts foram convidados para participar do estudo, titulados na Área de Atuação em MP ou com especialização lato sensu em CP concluída. Para redigir a lista inicial de títulos das APCs de MP, foi feita uma oficina de elaboração com experts. Para validação foi utilizado o método e-Delphi modificado, com duas rodadas de questionário. Foi utilizada a escala quantitativa geral tipo Likert 1-4 sobre a importância de cada APC, seguida da adaptação de escala qualitativa validada para APCs chamada Quality of EPA (QUEPA) e de um campo aberto para sugestões para cada APC. Analisou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) a partir da escala Likert e a média da nota da QUEPA de cada APC. A APC foi considerada aprovada se o IVC > 0,8, e de boa qualidade se nota média da QUEPA > 4 (0-5). Os registros nos campos abertos foram avaliados qualitativamente e agrupados nos resultados de acordo com o conteúdo. Resultados: Dos 25 experts convidados, 20 (16 com o título Área de Atuação em MP e 4 com especialização em CP) participaram da pesquisa. O grupo da oficina de elaboração redigiu uma lista de 19 títulos de APCs, que, sem qualquer alteração, foi validada após duas rodadas de questionários. Todas as APCs foram consideradas de boa qualidade de acordo com a QUEPA. Nos campos abertos, os experts fizeram sugestões para a descrição completa das APCs (por exemplo, “utilizar roleplay para avaliação” da APC 16. Conduzir conferência familiar), e não houve recomendação de mudança nos títulos, nem acréscimo de novas APCs. Conclusão: Foi validada localmente uma lista com 19 títulos de APCs de MP para médicos residentes, a qual poderá ajudar no planejamento do treinamento em serviço e na avaliação desses profissionais.
Palavras-chave: Educação médica
Currículo
Cuidados paliativos
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1491
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SARAH MUSY LEITÃO.pdf3.2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.