Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1554
Title: Comparativo em sistemas construtivos inovadores na construção de unidades populares em Fortaleza-CE
Authors: MELO, Raquel Cipriano
metadata.dc.contributor.advisor: OLIVEIRA, Tatiana Soares de
Issue Date: 2022-12-08
Citation: MELO, Raquel Cipriano. Comparativo em sistemas construtivos inovadores na construção de unidades populares em Fortaleza-CE. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2022.
Abstract: Com um déficit habitacional de aproximadamente 6 milhões de moradias no Brasil, se viu necessária a busca por soluções para minimizar essa grande problemática que afeta drasticamente o país. A previsão legal para esta questão ocorre no artigo 6º da Constituição Federal (Emenda, nº 90, 2015), onde a moradia é considerada como direito social em que todo cidadão tem direito à moradia digna, podendo desenvolver ali, uma melhor qualidade de vida. Buscando uma possível solução, tem-se o aumento do alcance dos programas habitacionais brasileiros como, por exemplo, o programa Casa Verde e Amarela, ou seja, conseguir atender uma maior quantidade de pessoas. Para que ocorra esse aumento, é necessário que algumas melhorias no setor construtivo aconteçam, como o aumento da produtividade nas obras, a diminuição dos desperdícios, a diminuição de custo da obra, entre outros, para que assim seja possível atender a essa alta demanda. Com o avanço da tecnologia, alguns sistemas construtivos surgiram para que fosse possível o progresso nas construções. Desse modo, este trabalho busca comparar o sistema construtivo convencional com os inovadores parede de concreto moldada in loco e o método construtivo de casas OLÉ. Para isso, buscou-se conhecer os sistemas e realizar entrevistas com profissionais envolvidos em suas execuções. Identificou-se que, quando comparado ao sistema construtivo convencional, pôde-se observar as diferenças que são apresentadas quanto as etapas, produtividades e orçamentos, sendo verificado qual o sistema com melhores características para ser aplicado na construção de habitações.
Keywords: Sistemas construtivos
Inovador
Concreto
OLÉ
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1554
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Raquel Cipriano Melo.pdf2.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.