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Title: Avaliação da influência da pluviosidade no índice de condição da manutenção em rodovias federais no Estado do Ceará
Authors: LIMA, Raul Dantas Holanda
metadata.dc.contributor.advisor: MONTEIRO, Fernando Feitosa
Issue Date: 2022-12-13
Citation: LIMA, Raul Dantas Holanda. Avaliação da influência da pluviosidade no índice de condição da manutenção em rodovias federais no Estado do Ceará. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2022.
Abstract: As rodovias brasileiras possuem imensa extensão territorial que desempenham um papel importante no desenvolvimento do país. No entanto, grande parte das rodovias apresentam defeitos que alteram a sua serventia inicial, devido às condições causadas pelo tráfego, questões climáticas e falta de planejamento. Por meio do Índice de Condição da Manutenção (ICM) é possível realizar um levantamento de campo que avalia a qualidade funcional da superfície de uma rodovia, ou seja, mensurando as condições do pavimento, sinalização e vegetação presentes nas laterais do corpo estradal. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo principal verificar a variabilidade do ICM durante distintos períodos do ano e avaliar a influência da pluviometria no comportamento do mesmo. Para atingir o objetivo almejado, o valor de ICM disponibilizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foi consultado mensalmente nas rodovias federais que atravessam o Estado do Ceará (BR-020, BR-116, BR-122, BR-222, BR-226, BR-230, BR-304, BR-402, BR-403 e BR-404) no período de dezembro de 2020 a julho de 2022. Junto a isso foi determinada a pluviosidade mensal do Estado do Ceará durante o mesmo período, essa foi comparada com os valores do ICM para uma melhor compressão de como essas variáveis se correlacionam. Além disso foi feita uma classificação enquanto os valores do ICM, sendo essas: “Bom” para valores menores que 30, “Regular” para valores entre 30 e 50, “Ruim” para valores entre 50 e 70 e Péssimo para valores acima de 70. Após correlacionar os dados do ICM, percebeu-se que apenas a BR-403 obteve uma média superior à 50, sendo a única a receber uma classificação de “Ruim” em sua avaliação. Correlacionando os valores médio do ICM em cada mês com os dados pluviométricos, foi possível identificar que, em todas as rodovias estudas, os valores de ICM aumentaram nos meses de registro de pluviosidades mais altas, assim indicando que após os períodos de chuva tem-se uma pior condição da rodovia.
Keywords: Pavimentação
ICM
Detecção de Defeitos
Pluviometria
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1555
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

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