Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1562
Title: O papel da mediação parental no uso de telas na infância e adolescência: uma revisão integrativa de literatura
Authors: SENA, Kariny Silva de
metadata.dc.contributor.advisor: SOUZA, Carla Renata Braga de
Issue Date: 2023
Citation: SENA, Kariny Silva de. O papel da mediação parental no uso de telas na infância e adolescência: uma revisão integrativa de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.
Abstract: O presente estudo busca compreender o papel da mediação parental no uso de telas na infância e adolescência. O método escolhido foi a revisão integrativa de literatura, com delimitação temporal de 2018 a 2022. A busca dos artigos foi feita nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos da CAPES, Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, a amostra resultou em quatro artigos, sendo três estudos do Brasil e um de Portugal. A partir da análise, surgiram três categorias para apresentação dos resultados: crianças e adolescentes na era digital; pais na era digital; mediação parental na era digital. Observou-se que independente da variedade de técnicas existentes, a condução da mediação parental se dá a partir da experiência de vida dos pais, levando sempre em consideração fatores econômicos e socioculturais de cada família. Observou-se também que muitos pais ainda se sentem desamparados e sem referências para educar seus filhos, em relação ao uso de telas e internet. Faz-se necessário ouvir as crianças e adolescentes. É fundamental que eles tenham uma participação ativa na discussão sobre o uso da internet, e também sobre como promover uma mediação eficaz e saudável. Conclui-se que a comunicação aberta, o diálogo e o vínculo estabelecido entre pais e filhos são os fatores essenciais para um uso saudável das telas e internet.
Keywords: Criança
Parentalidade
Telas
Uso da internet
Adolescente
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1562
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KARINY SILVA DE SENA.pdf678.1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.