Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1565
Title: Psicanálise e educação inclusiva: considerações a partir de uma experiência em apoio escolar
Authors: SILVA, Marcelo Rodrigues da
metadata.dc.contributor.advisor: AGUIAR, Sâmara Gurgel
Issue Date: 2023
Citation: SILVA, Marcelo Rodrigues da. Psicanálise e educação inclusiva: considerações a partir de uma experiência em apoio escolar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.
Abstract: Este artigo tem como propósito analisar as contribuições da psicanálise no âmbito da educação inclusiva, a partir da experiência como Apoio Escolar em uma escola de ensino fundamental II. Trata-se de um trabalho qualitativo, descritivo e exploratório, um estudo de campo que segue a abordagem da pesquisa-intervenção no âmbito psicanalítico. Por meio da observação sistemática e de uma escuta instrumentalizada, foram levantados dados e feitos registros no diário de campo. O material coletado foi utilizado para construir um texto que aborda diferentes discursos, posições e significados relacionados às práticas inclusivas. Os resultados foram desenvolvidos a partir de eixos temáticos que englobam práticas de educação terapêutica e educação para o sujeito, com base em recortes de experiências registradas. Salientamos a importância deste trabalho na prática do Apoio escolar, uma vez que contribui para preencher uma lacuna na literatura científica, proporcionando uma melhor compreensão dessa figura e de seu papel. Dessa forma, enfatiza-se também a necessidade de futuras pesquisas para caracterizar esse trabalho e seu impacto na promoção da educação inclusiva.
Keywords: Educação inclusiva
Psicanálise
Psicologia escolar
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1565
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCELO RODRIGUES DA SILVA.pdf892.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.