Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1574
Título: Análise do custo e benefício dos sistemas elétrico e a gás no aquecimento de água fria na edificação multifamiliar de alto padrão: um estudo de caso
Autor(es): SOARES, Davi Bezerra
Orientador: OLIVEIRA, José Willington Gondim
Data do documento: 2022-12-07
Citação: SOARES, Davi Bezerra. Análise do custo e benefício dos sistemas elétrico e a gás no aquecimento de água fria na edificação multifamiliar de alto padrão: um estudo de caso. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Christus. Fortaleza, 2022.
Resumo: Com a alta de preços da energia elétrica e de derivados do petróleo, o custo com sistemas de aquecimento de água se tornou maior. Com isso, se torna necessário o estudo sobre esses sistemas desde a construção até a sua utilização em busca da garantia de um sistema eficiente. A pesquisa em questão teve como objetivo fazer uma análise comparativa de um estudo de caso sobre o custo e benefício de sistemas de aquecimento de água em uma edificação residencial multifamiliar. Foram analisados os sistemas de aquecimento com o aquecedor de passagem a gás e o sistema de aquecimento elétrico, utilizando o chuveiro elétrico. Para isso, foi realizado o dimensionamento do sistema elétrico, com seus respectivos cabos, eletrodutos e disjuntores. Além disso, foi analisado o sistema existente na edificação que utiliza o aquecedor de passagem a gás. Dessa forma, foram feitos os quantitativos dos materiais para cada sistema e em seguida verificados os orçamentos com os custos de construção e operação dos sistemas. Consequentemente, após a análise dos custos e benefício entre os sistemas, obteve-se resultados nos quais mostra que o custo da instalação do sistema elétrico é mais elevado do que o sistema de aquecimento a gás e além disso, o valor do consumo da energia elétrica pelo sistema também é mais elevado em relação ao sistema de aquecimento a gás para as 38 unidades residenciais da edificação do estudo de caso. Portanto, o sistema de aquecimento a gás é o mais viável para a edificação residencial multifamiliar.
Palavras-chave: Edificação multifamiliar
Instalações hidráulicas
Sistemas de aquecimento
Chuveiro elétrico
Aquecedor de passagem
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1574
Aparece nas coleções:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Davi Bezerra Soares.pdf4.04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.