Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1578
Title: Avaliação da qualidade dos cardápios de uma empresa de refeições coletivas inscrita no programa de alimentação do trabalhador (PAT).
Authors: CAXIADO, CRISNARA
SILVA, IRAMAIA
metadata.dc.contributor.advisor: SILVA, IRAMAIA
Issue Date: 2023-06
Abstract: Objetivo: avaliar a qualidade dos cardápios oferecidos em uma empresa de refeições coletivas inscrita no Programa de Alimentação do trabalhador. Métodos: Foram avaliados os cardápios de sete unidades operacionais distintas. Para análise quantitativa foi realizada a adequação de valor calórico, macronutrientes e sódio em relação aos parâmetros recomendados pelo Programa de Alimentação do Trabalhador. Para a análise qualitativa, foi utilizado o método Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio, em seguida classificados em critérios negativos (frituras, cores iguais, alimentos sulfurados, presença de carnes gordurosas e doces) e pontos positivos (frutas e folhosos), classificando-os em ótimo, bom, regular, ruim e péssimo. Resultados: Todos os cardápios apresentaram valor calórico acima do recomendado. Em relação aos carboidratos e proteínas, a oferta estava acima dos parâmetros recomendados nas UAN 1 e 7. 100% dos cardápios apresentaram um percentual de gordura total e saturada dentro da recomendação. Todas as unidades apresentaram resultados acima do recomendado para fibras e sódio. Conclusão: Os cardápios das sete unidades operacionais não se encontram dentro dos parâmetros recomendados e também apresentaram resultados negativos como a presença de alimentos sulfurados, doces, frituras e carnes gordurosas. Entretanto, também foram revelados aspectos positivos, como uma boa frequência de oferta de frutas e folhosos, presença de fibras, gorduras totais e gorduras saturadas adequadas à recomendação. Sugere-se a avaliação mais aprofundada por meio de diferentes métodos qualitativos como o Índice de Qualidade das Refeições e Avaliação Qualitativa de Ementas.
Keywords: Planejamento de cardápio
AQPC
Alimentação coletiva
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1578
Appears in Collections:Nutrição - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Termo_de_Autorizacao corrigido.pdf314.63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.