Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1586
Título: Influência Do Tratamento Com Pioglitazona No Processo De Cicatrização De Úlceras Orais Em Ratos.
Autor(es): MARTINS NETO, Roque Soares
Orientador: AVELAR, Rafael Linard
Data do documento: 2021
Citação: MARTINS NETO, Roque Soares. Influência Do Tratamento Com Pioglitazona No Processo De Cicatrização De Úlceras Orais Em Ratos. 2021. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2021.
Resumo: As úlceras traumáticas orais (UTO) são processos dolorosos significativos em cavidade oral que trazem desconforto e dificuldade alimentar. Fármacos com potencial antiinflamatório são importantes ferramentas farmacológicas no controle dos sintomas das UTO. A pioglitazona é um agonista dos receptores ativados por proliferadores de peroxissoma gamma (PPARy) utilizados no controle da hiperglicemia, apresentando potencial pró-cicatrizante por mecanismos envolvendo bloqueio do Fator de Transcrição Nuclear kappa B (NF-kB) e citocinas pro inflamatórias como o Fator de Necrose Tumoral alfa (TNF-α) e Interleucina 1 beta (IL-1β), mediadores fortemente associados com o retardo de cicatrização das UTO. O objetivo desse estudo é avaliar a influência da pioglitazona no processo de cicatrização de UTO em ratos. Para isso 128 ratas Wistar (180-220g) foram aleatoriamente divididas em um grupo controle (GC) tratado com solução salina (0,1 ml / kg) e três grupos testes tratados com pioglitazona 5 (PIO5) 15 (PIO15) ou 45 (PIO45) 45 mg/kg por gavagem diariamente de antes da indução da UTO até a eutanásia após 1, 3, 7 e 14 dias (n=8/grupo/dia). Um punch de 6 mm de diâmetro e 1mm de profundidade foi usado para confecção das UTO. Os resultados foram expressos em forma de média ± erro-padrão ou mediana (mínima e máxima) e submetidos aos testes ANOVA (1-way ou 2-way)/Bonferroni ou Kruskal-Wallis/Dunn (p<0,05, GraphPad Prism 5.0). Comparando os grupos tratados com pioglitazona 5, 15 e 45 mg/kg/dia ao grupo controle tratado com solução salina, podemos confirmar o potencial efeito anti-inflamatório da Pioglitazona. Além da atividade antiinflamatória podemos confirmar também a inibição do recrutamento de neutrófilos para os locais de inflamação.
Palavras-chave: PPAR gama
Cicatrização
Úlceras Orais
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1586
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROQUE SOARES MARTINS NETO.pdf664.14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.