Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1589
Título : SELETIVIDADE ALIMENTAR EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES PORTADORES DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Autor : RIBEIRO, RAPHAELA
MENEZES, EHRIKA
metadata.dc.contributor.advisor: MENEZES, EHRIKA
Fecha de publicación : 2023-06
Resumen : Indivíduos com o transtorno do espectro autista (TEA) apresentam principalmente a seletividade alimentar. A seletividade alimentar ocorre de várias formas, vai de uma preferência por cor, sabor ou textura até a forma de realizar as refeições, organização dos utensílios à mesa, local onde a alimentação é realizada. Além de ser uma grande dificuldade tanto para a criança como para a família, pode levar ao baixo peso ou a desnutrição.O objetivo do presente estudo foi analisar a seletividade alimentar nas crianças com o transtorno do espectro autista, as preferências alimentares, costumes e rituais no momento em que vão fazer a refeição. O estudo tem natureza quantitativa, transversal, observacional e analítico. A pesquisa foi realizada em uma instituição de referência na cidade de Fortaleza, Ceará, com crianças com TEA. Para a coleta de dados foi utilizado a Escala de Avaliação do Comportamento Alimentar no Transtorno do Espectro Autista. A amostra foi composta por 36 participantes, com idade média de 8,5 +4,1 anos, sendo 83.3% (n=30) do sexo masculino. Os dados foram compilados no microsoft excel e analisados estatisticamente no SPSS. Diante do exposto, observa-se que crianças protágoras de TEA têm comportamentos em comum na seletividade alimentar, retirar temperos dos alimentos, preferências por cores, texturas e sabores, e com isso, notou-se a necessidade para um tratamento com uma equipe que vá ajudar na alimentação, na habilidade de atividades motoras e na estimulação sensorial, para assim, ajudar a criança a ter uma alimentação saudável e um melhor estilo de vida. Foi observado que é de grande importância reforçar a necessidade de um acompanhamento nutricional desde o começo da vida dessas crianças e adolescentes, de preferência na fase de introdução alimentar.
Palabras clave : Ingestão seletiva
Hábitos
Alimentação
Autismo
Síndrome
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1589
Aparece en las colecciones: Nutrição - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Termo_de_Autorizacao (1).pdf235.39 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.