Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1592
Title: Método de otimização de fôrmas para paredes de concreto armado
Authors: SÁ, Antonio Walason Paiva de
metadata.dc.contributor.advisor: ROSENDO SOBRINHO, Francisco
QUESADO FILHO, Nelson de Oliveira
Issue Date: 2022-06-14
Citation: SÁ, Antonio Walason Paiva de. Método de otimização de fôrmas para paredes de concreto armado. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2022.
Abstract: Diversos modelos construtivos sofrem mudanças continuamente para atender as necessidades de uma obra dentro da construção civil. Nesse sentido, algumas etapas em empreendimentos são reformuladas para proporcionar uma maior viabilidade que agregue tanto no valor final de uma obra quanto na segurança do empreendimento. Sendo a indústria da construção civil uma das maiores pioneiras do mercado brasileiro, há preocupação quanto alguns métodos construtivos. Portanto, este trabalho tem o objetivo de propor um método de otimização de fôrmas aplicados a estruturas pré-fabricadas em concreto armado. Para isso, foi feito a análise e estudo das fôrmas convencionais na literatura para o levantamento de informações necessárias, e um estudo de campo na Empresa A que trabalha com o sistema pré-fabricado. Com isso, através do método Design Thinking foi feito o levantamento das problemáticas tanto na revisão literária quanto em entrevistas com os profissionais envolvidos da Empresa A. Com todas as informações levantadas e os problemas destacados, foi desenvolvido através do método uma idealização viável para um novo modelo de fôrma na confecção de painéis e lajes, com isso foi escolhido o material metálico (Metalon) devido a sua vida útil elevada, e para uma maior flexibilidade de projetos foi idealizado que essas fôrmas terão suas extremidades livres, sendo que terão peças complementares para fazer amarrações nesses locais para impossibilitar seus movimentos. Com o auxílio da Empresa A foi executado a fabricação de um protótipo em campo. Os resultados indicaram uma vantagem na flexibilidade de projetos, dessa forma o protótipo pôde ser reutilizado em um painel com dimensões diferentes. Contudo, a fôrma universal teve resultados positivos devido sua flexibilidade, viabilizando-a em obras de grande escala pela sua alta quantidade de utilização.
Keywords: Padronização de fôrmas metálicas
Fôrma universal
Fôrma para painel de concreto
Painéis pré-fabricados
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1592
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Antonio Walason Paiva de Sá.pdf7.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.