Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1599
Title: Centro Esportivo Paralímpico No Carlito Pamplona
Authors: BENEVIDES, Gabriel Gonzaga
metadata.dc.contributor.advisor: SALES, Diego de Castro
Issue Date: 2023
Citation: BENEVIDES, Gabriel Gonzaga. Centro Esportivo Paralímpico No Carlito Pamplona. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Arquitetura e Urbanismo). Centro Universitário Christus. Fortaleza. 2023.
Abstract: A população de pessoas com deficiência representa uma parcela considerável da população brasileira. Em Fortaleza, esse número é ainda mais significativo. Entretanto, a quantidade de equipamentos adaptados para essa parcela da população ainda não é tão relevante quanto a quantidade expressiva de pessoas com deficiência. Além disso, esse público sofre com o preconceito, denominado capacitismo. Pensando nisso, e nos benefícios que a atividade esportiva apresenta para a reabilitação e desenvolvimento e inclusão social, o projeto do Centro Esportivo Paralímpico foi desenvolvido. Após a realização de um diagnóstico, o bairro Carlito Pamplona foi escolhido para sediar esse equipamento devido às legislações favoráveis e devido a presença de terrenos com áreas compatíveis com a necessidade dessa edificação. O prédio foi concebido em estrutura metálica para garantir a existência de grandes vãos e uma estrutura leve. O complexo conta com duas edificações, um bloco esportivo e um bloco anexo, onde são realizadas diversas modalidades paralímpicas e atividades de apoio aos atletas.
Description: BENEVIDES, Gabriel Gonzaga. Centro Esportivo Paralímpico No Carlito Pamplona. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Arquitetura e Urbanismo). Centro Universitário Christus. Fortaleza. 2023.
Keywords: Centro Esportivo
Pessoas com Deficiência
Estrutura metálica
Fortaleza
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1599
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GABRIEL GONZAGA BENEVIDES.pdf5.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.