Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1664
Título: Desempenho financeiro e governança corporativa: um estudo das empresas brasileiras do setor de consumo não cíclico listadas na B3
Autor(es): DOTE, Francisco Felipe Piccinini
Orientador: CISNE, Ana Thais Carneiro
Data do documento: 2023-12
Citação: DOTE, Francisco Felipe Piccinini. Desempenho financeiro e governança corporativa: um estudo das empresas brasileiras do setor de consumo não cíclico listadas na B3. 2023. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Christus.
Resumo: Esta pesquisa investiga a relação entre a governança corporativa e o desempenho financeiro das empresas brasileiras do setor de consumo não cíclico listadas na B3. Nesse sentido, o objetivo principal é analisar como os mecanismos internos de governança corporativa impactam a rentabilidade, o desempenho financeiro e o endividamento dessas empresas. Com isso, a metodologia adotada consiste em uma análise quantitativa descritiva, utilizando dados financeiros dessas empresas publicamente disponíveis, abrangendo o período de 2022. Foram aplicadas técnicas de análise de demonstrações financeiras, incluindo indicadores de rentabilidade, liquidez e endividamento, para avaliar o impacto da governança corporativa no desempenho financeiro. O estudo revelou que o segmento de consumo não cíclico da B3 é dominado pelo Novo Mercado em popularidade. Financeiramente, as empresas listadas exibiram uma rentabilidade média com um ROE de 13,32% e um ROA de 139,22%. No aspecto de liquidez, o Índice de Liquidez Corrente médio foi de 1,65, contrastando com um Índice de Liquidez Seca médio negativo de -0,08. O endividamento médio geral foi de 13,90, com as dívidas de curto e longo prazo sendo, respectivamente, 1,65 e 0,61. Analisando a governança, 45% dos membros dos conselhos de administração são independentes e a dualidade ocorre em 10% das empresas. As reuniões do conselho acontecem cerca de 10 vezes ao ano. Quanto aos Comitês de Auditoria, eles possuem em média dois membros, dos quais 40% são independentes. Os graus de correlação encontrados entre as variáveis foram em sua maioria baixos, indicando uma relação limitada entre elas. No entanto, resultados notáveis: A correlação entre ROE e ROA é fraca (0.182) e não significativa, enquanto a de ROA e ENDG é muito forte (1.000) e significativa, indicando uma relação perfeita entre retorno sobre ativos e endividamento. A correlação entre TCA e INDCO é positiva (0.451) e significativa, mostrando que maiores ativos correntes elevam o indicador de cobertura. Além disso, TAMCO tem correlações fortes e significativas com várias variáveis, como com REU (0.619), sugerindo que o tamanho da empresa afeta seu risco econômico. Assim, este estudo oferece uma contribuição por promover uma maior transparência e eficiência no mercado de capitais brasileiro.
Palavras-chave: Governança Corporativa
Desempenho Financeiro
Rentabilidade
Endividamento
Liquidez
Setor de Consumo Não Cíclico
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1664
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão_FINAL_TCC_-_FELIPE.pdf1.07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.