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dc.contributor.advisorLEITÃO, André Studart-
dc.contributor.authorMELO, Othávio Cardoso de-
dc.date.accessioned2024-02-29T19:25:06Z-
dc.date.available2024-02-29T19:25:06Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationMELO, Othávio Cardoso de. Saúde mental no serviço público: problemas de gestão e seus reflexos na qualidade de vida dos servidores. 2023. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Direito) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1677-
dc.description.abstractO presente estudo examina as transformações na sociedade pós-moderna e suas implicações para a Administração Pública, com foco na saúde e bem-estar dos servidores públicos. A pesquisa destaca como a aceleração das relações sociais e a crescente demanda por serviços públicos de qualidade desafiam a capacidade de adaptação das instituições. Observa-se que as instituições enfrentam dificuldades para inovar, limitadas por negações e pela burocracia, resultando em alternativas como a sobrecarga de trabalho e a excessiva especialização. A análise foca nas consequências dessas mudanças na qualidade de vida dos servidores, especialmente no aumento de licenças para tratamento de problemas de saúde mental. Utilizando o método lógico-dedutivo e análise bibliográfica qualitativa, o estudo investiga as causas do aumento de doenças mentais no serviço público e sugere que certos comportamentos, frequentemente vistos de maneira negativa, podem representar sintomas ou estratégias de autopreservação. É possível verificar o descompasso entre as expectativas do Estado, materializadas em seu arcabouço normativo, e a realidade institucional, caracterizada pela desmotivação e falta de perspectiva.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectservidor públicopt_BR
dc.subjectpós-modernidadept_BR
dc.subjectgestãopt_BR
dc.subjectmotivaçãopt_BR
dc.subjectsaúde mentalpt_BR
dc.titleSaúde mental no serviço público: problemas de gestão e seus reflexos na qualidade de vida dos servidorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesMental health in the public service: management issues and their impact on the quality of life of employeespt_BR
dc.description.resumo_abstractThis dissertation examines the transformations in post-modern society and their implications for Public Administration, focusing on the health and well-being of public servants. The research highlights how the acceleration of social relations and the increasing demand for quality public services challenge the adaptive capacity of institutions. It is observed that institutions face difficulties in innovating, limited by denials and bureaucracy, resulting in alternatives such as workload overload and excessive specialization. The analysis focuses on the consequences of these changes on the quality of life of the servants, especially in the increase of leaves for the treatment of mental health problems. Using the deductive-logical method and qualitative bibliographic analysis, the study investigates the causes of the increase in mental illnesses in the public service and suggests that certain behaviors, often seen negatively, may represent symptoms or self-preservation strategies. It is possible to verify the mismatch between the expectations of the State, materialized in its normative framework, and the institutional reality, characterized by demotivation and lack of perspective.pt_BR
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