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dc.contributor.advisorPEIXOTO, Raquel Autran Coelho-
dc.contributor.authorROCHA, Caio César Otôni Espíndola-
dc.date.accessioned2024-03-26T13:17:07Z-
dc.date.available2024-03-26T13:17:07Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationROCHA, Caio César Otôni Espíndola. Desenvolvimento de aplicativo digital para aprendizagem baseada em recordação ativa em Pediatria. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1684-
dc.description.abstractA recordação ativa, também denominada “prática de recuperação”, pode propiciar resultados duradouros no processo de aprendizado humano, por meio de flashcards ou quizzes. Entretanto, muitos estudantes não possuem consciência metacognitiva dessa prática e, consequentemente, não a utilizam com frequência. O objetivo deste trabalho foi a produção de um aplicativo estruturado para a prática de recordação ativa em Pediatria, que pode auxiliar os estudantes do curso de medicina, proporcionando um suporte efetivo para o estudo e aprendizado. Trata-se de um trabalho dividido em três etapas: pesquisa aplicada para desenvolvimento de ferramenta tecnológica; estudo transversal para avaliação da avaliação de usabilidade e aceitação do aplicativo; ensaio clínico não cego para avaliar a eficácia do aplicativo. O aplicativo móvel foi desenvolvido e disponibilizado para plataformas Android e iOS e intitulado como “PedQuiz”. 36 discentes de medicina responderam questionários de usabilidade e satisfação, sendo encontrados resultados positivos, com valor obtido por meio do instrumento SUS (System Usability Scale) de 85,9. Contudo, o aplicativo não resultou em melhoria estatisticamente significativa nos índices de acerto em um teste de Pediatria realizado um mês após sua disponibilização, quando comparados dois grupos distintos: um grupo que utilizou o aplicativo e outro que não teve acesso à ferramenta (p= 0,1532), mesmo quando comparados os resultados obtidos com as médias de cada grupo no módulo de pediatria (p= 0,829). Não obstante, os alunos expressaram satisfação em relação ao aplicativo, destacando sua utilidade como uma ferramenta eficaz de apoio aos estudos. Mais estudos sobre a utilização de recordação ativa para retenção de conhecimento devem ser realizados, abrangendo outras especialidades médicas e alunos, objetivando melhor avaliação desta temática.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectensinopt_BR
dc.subjectEstudantes de medicinapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPediatriapt_BR
dc.titleDesenvolvimento de aplicativo digital para aprendizagem baseada em recordação ativa em Pediatriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesDevelopment of a digital application for active recall-based learning in Pediatricspt_BR
dc.description.resumo_abstractActive recall, also known as “retrieval practice”, can provide lasting results in the human learning process through the use of flashcards or quizzes. However, many students are not metacognitively aware of this practice and therefore do not use it frequently. The aim of this study was to develop a structured app for active recall in Pediatrics, which can assist medical students, providing effective support for study and learning. The study was divided into three stages: applied research for the development of a technological tool; a cross-sectional study to evaluate the usability and acceptance of the app; and a non-blind clinical trial to assess the app's effectiveness. The mobile app was developed and made available for Android and iOS platforms, named “PedQuiz”. 36 medical students answered usability and satisfaction questionnaires, with positive results found, with a score of 85.9 obtained through the System Usability Scale (SUS). However, the app did not result in a statistically significant improvement in Pediatric test scores one month after its release when comparing two distinct groups: one group that used the app and another that did not have access to it (p= 0.1532), even when comparing the results with the averages of each group in the pediatrics module (p= 0.829). Nevertheless, students expressed satisfaction with the app, highlighting its usefulness as an effective study support tool. Further studies on the use of active recall for knowledge retention should be conducted, covering other medical specialties and students, aiming for a better evaluation of this theme.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

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