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dc.contributor.authorBARROSO, Danielly Louise Machado Queiroz-
dc.date.accessioned2024-06-04T10:50:20Z-
dc.date.available2024-06-04T10:50:20Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationBARROSO, Danielly Louise Machado Queiroz. Construção e validação de um E-book como ferramenta educacional orientadora de práticas fisioterapêuticas no manejo da COVID-19. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1703-
dc.description.abstractA experiência da pandemia de COVID-19 evidenciou a deficiência na formação e capacitação de profissionais em terapia intensiva, levando, muitas vezes, ao recrutamento de fisioterapeutas sem o treinamento e experiência requeridos para o manejo da ventilação invasiva em doentes complexos. A partir dessa demanda, objetivou-se desenvolver e validar um material de educação permanente, do tipo livro eletrônico (e-book) para esse público-alvo, abordando as diferentes fases do tratamento. O uso de ferramentas digitais tem se tornado cada vez mais recorrente no processo ensino-aprendizagem e no compartilhamento de conteúdos, experiências e conhecimento, nas mais variadas áreas de atuação, o que facilita o acesso e a divulgação desses instrumentos. Para tanto, este estudo foi desenvolvido em 3 fases distintas: na fase 1, foi realizada uma revisão sistematizada sobre o tema, seguida pela elaboração do escopo, a fase 2 correspondeu à idealização e construção do e-book e a fase 3, por sua vez, consistiu na avaliação eletrônica dos juízes e validação pela área técnica, que representa nosso público-alvo. Para a análise dos resultados, foram utilizadas as escalas de Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde (IVCES) e do Instrumento de Validação de Aparência de Tecnologias Educacionais em Saúde (IVATES), que avaliaram os objetivos, estrutura/apresentação, relevância e aparência do material educativo. A avaliação dos juízes e dos especialistas resultou em um coeficiente de correlação intraclasse médio de 0,8, garantindo uma boa confiabilidade ao material. Além disso, o índice de validação de conteúdo foi calculado para avaliar a aparência, obtendo-se uma valoração média de 0,9, classificando o instrumento com um excelente índice de validação. Conclui-se que o material educativo comunica de forma clara ao público-alvo, fornecendo informações precisas, promovendo o aprendizado e despertando interesse pelo tema proposto, através de imagens e textos pertinentes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectcovid-19pt_BR
dc.subjectfisioterapiapt_BR
dc.subjecte-bookpt_BR
dc.subjectmateriais de ensinopt_BR
dc.titleConstrução e validação de um E-book como ferramenta educacional orientadora de práticas fisioterapêuticas no manejo da COVID-19.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesConstruction and validation of an E-book as an educational tool guiding physiotherapeutic practices in the management of COVID-19.pt_BR
dc.description.resumo_abstractThe experience of the COVID-19 pandemic highlighted the deficiency in the training and qualification of intensive care professionals, often leading to the recruitment of physiotherapists without the training and experience required to manage invasive ventilation in complex patients. Based on this demand, the objective was to develop and validate permanent education material, such as an electronic book (e-book) for this target audience, addressing the different phases of treatment. The use of digital tools has become increasingly common in the teaching-learning process and in the sharing of content, experiences and knowledge, in the most varied areas of activity, which facilitates access and dissemination of these instruments. To this end, this study was developed in 3 distinct phases: in phase 1, a systematic review on the topic was carried out, followed by the elaboration of the scope, phase 2 corresponded to the idealization and construction of the e-book and phase 3, for its This time, it consisted of electronic evaluation by judges and validation by the technical area, which represents our target audience. To analyze the results, the scales of the Health Educational Content Validation Instrument (IVCES) and the Health Educational Technologies Appearance Validation Instrument (IVATES) were used, which evaluated the objectives, structure/presentation, relevance and appearance of educational material. The evaluation by judges and experts resulted in an average intraclass correlation coefficient of 0.8, ensuring good reliability of the material. Furthermore, the content validation index was calculated to evaluate appearance, obtaining an average rating of 0.9, classifying the instrument with an excellent validation index. It is concluded that the educational material communicates clearly to the target audience, providing accurate information, promoting learning and arousing interest in the proposed topic, through relevant images and texts.pt_BR
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