Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1703
Título: | Construção e validação de um E-book como ferramenta educacional orientadora de práticas fisioterapêuticas no manejo da COVID-19. |
Autor(es): | BARROSO, Danielly Louise Machado Queiroz |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | BARROSO, Danielly Louise Machado Queiroz. Construção e validação de um E-book como ferramenta educacional orientadora de práticas fisioterapêuticas no manejo da COVID-19. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | A experiência da pandemia de COVID-19 evidenciou a deficiência na formação e capacitação de profissionais em terapia intensiva, levando, muitas vezes, ao recrutamento de fisioterapeutas sem o treinamento e experiência requeridos para o manejo da ventilação invasiva em doentes complexos. A partir dessa demanda, objetivou-se desenvolver e validar um material de educação permanente, do tipo livro eletrônico (e-book) para esse público-alvo, abordando as diferentes fases do tratamento. O uso de ferramentas digitais tem se tornado cada vez mais recorrente no processo ensino-aprendizagem e no compartilhamento de conteúdos, experiências e conhecimento, nas mais variadas áreas de atuação, o que facilita o acesso e a divulgação desses instrumentos. Para tanto, este estudo foi desenvolvido em 3 fases distintas: na fase 1, foi realizada uma revisão sistematizada sobre o tema, seguida pela elaboração do escopo, a fase 2 correspondeu à idealização e construção do e-book e a fase 3, por sua vez, consistiu na avaliação eletrônica dos juízes e validação pela área técnica, que representa nosso público-alvo. Para a análise dos resultados, foram utilizadas as escalas de Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde (IVCES) e do Instrumento de Validação de Aparência de Tecnologias Educacionais em Saúde (IVATES), que avaliaram os objetivos, estrutura/apresentação, relevância e aparência do material educativo. A avaliação dos juízes e dos especialistas resultou em um coeficiente de correlação intraclasse médio de 0,8, garantindo uma boa confiabilidade ao material. Além disso, o índice de validação de conteúdo foi calculado para avaliar a aparência, obtendo-se uma valoração média de 0,9, classificando o instrumento com um excelente índice de validação. Conclui-se que o material educativo comunica de forma clara ao público-alvo, fornecendo informações precisas, promovendo o aprendizado e despertando interesse pelo tema proposto, através de imagens e textos pertinentes. |
Palavras-chave: | covid-19 fisioterapia e-book materiais de ensino |
URI: | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1703 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DANIELLY LOUISE MACHADO QUEIROZ BARROSO.pdf | 1.91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.