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Título : Construção e validação de um E-book como ferramenta educacional orientadora de práticas fisioterapêuticas no manejo da COVID-19.
Autor : BARROSO, Danielly Louise Machado Queiroz
Fecha de publicación : 2024
Citación : BARROSO, Danielly Louise Machado Queiroz. Construção e validação de um E-book como ferramenta educacional orientadora de práticas fisioterapêuticas no manejo da COVID-19. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2024.
Resumen : A experiência da pandemia de COVID-19 evidenciou a deficiência na formação e capacitação de profissionais em terapia intensiva, levando, muitas vezes, ao recrutamento de fisioterapeutas sem o treinamento e experiência requeridos para o manejo da ventilação invasiva em doentes complexos. A partir dessa demanda, objetivou-se desenvolver e validar um material de educação permanente, do tipo livro eletrônico (e-book) para esse público-alvo, abordando as diferentes fases do tratamento. O uso de ferramentas digitais tem se tornado cada vez mais recorrente no processo ensino-aprendizagem e no compartilhamento de conteúdos, experiências e conhecimento, nas mais variadas áreas de atuação, o que facilita o acesso e a divulgação desses instrumentos. Para tanto, este estudo foi desenvolvido em 3 fases distintas: na fase 1, foi realizada uma revisão sistematizada sobre o tema, seguida pela elaboração do escopo, a fase 2 correspondeu à idealização e construção do e-book e a fase 3, por sua vez, consistiu na avaliação eletrônica dos juízes e validação pela área técnica, que representa nosso público-alvo. Para a análise dos resultados, foram utilizadas as escalas de Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde (IVCES) e do Instrumento de Validação de Aparência de Tecnologias Educacionais em Saúde (IVATES), que avaliaram os objetivos, estrutura/apresentação, relevância e aparência do material educativo. A avaliação dos juízes e dos especialistas resultou em um coeficiente de correlação intraclasse médio de 0,8, garantindo uma boa confiabilidade ao material. Além disso, o índice de validação de conteúdo foi calculado para avaliar a aparência, obtendo-se uma valoração média de 0,9, classificando o instrumento com um excelente índice de validação. Conclui-se que o material educativo comunica de forma clara ao público-alvo, fornecendo informações precisas, promovendo o aprendizado e despertando interesse pelo tema proposto, através de imagens e textos pertinentes.
Palabras clave : covid-19
fisioterapia
e-book
materiais de ensino
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1703
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

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