Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1708
Título: Aprendizagem baseada em problemas: uma abordagem inovadora na construção do conhecimento em radiologia no ensino superior
Autor(es): LOPES, Rogério de Almeida
Orientador: ROCHA, Hermano Alexandre Lima
Data do documento: 2024
Citação: LOPES, Rogério de Almeida. Aprendizagem baseada em problemas: uma abordagem inovadora na construção do conhecimento em radiologia no ensino superior. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2024.
Resumo: O constante desafio no cenário educacional reside na necessidade de atualização de métodos que proporcionem uma aprendizagem contemporânea, integrando teoria e prática de maneira eficaz. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) surge como uma metodologia de ensino na qual os estudantes são desafiados a resolver problemas simulados a partir de contextos reais. Essa abordagem transforma o aluno em protagonista do próprio processo de aprendizado, incentivando a pesquisa como meio para adquirir conhecimento. Embora a ABP já seja amplamente utilizada em diversos países, especialmente no curso de medicina, sua aplicação no ensino em outros cursos superiores, que envolvem fundamentos aplicados à radiologia, ainda é pouco explorada. O objetivo deste trabalho é avaliar a implementação da ABP em disciplinas específicas relacionadas à radiologia nos cursos de Tecnólogo em Radiologia e Biomedicina em uma instituição de ensino superior. O estudo envolveu 78 alunos distribuídos em três disciplinas ao longo de dois semestres. No início de cada semestre, os alunos responderam a questionários sociodemográficos e realizaram pré-testes com conteúdos das disciplinas ministradas. Ao término dos semestres, eles responderam a formulários de pós-testes relacionados à disciplina e à metodologia empregada, permitindo uma comparação entre a ABP e os métodos convencionais por meio da interação das médias obtidas em análise estatística. Os resultados evidenciaram a relevância da ABP, especialmente na disciplina de Imagenologia, na qual houve um aumento significativo das médias das notas do pós-teste (p=0,001) em relação as notas do pré-teste. A interação com o método de ensino tradicional revelou um valor de p=0,001, destacando a importância dos dados obtidos. A implementação da ABP teve um impacto significativo na resolução de questões disciplinares, com ênfase na abordagem por problematização. A resposta positiva dos alunos foi atribuída à interação e inovação da metodologia em comparação com os métodos convencionais, ressaltando a eficácia da ABP no ensino em radiologia e seu potencial para uma aprendizagem mais participativa e contextualizada.
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas
Ensino
Radiologia
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1708
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROGÉRIO DE ALMEIDA LOPES.pdf14.87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.