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dc.contributor.advisorVALENTE, Acrisio Sales-
dc.contributor.authorVIEIRA, Francisco Matheus Tavares Fernandes-
dc.date.accessioned2024-07-08T18:47:28Z-
dc.date.available2024-07-08T18:47:28Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationVIEIRA, Francisco Matheus Tavares Fernandes. Desenvolvimento e validação de simulador e metodologia de ensino em cricotireoidostomia. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1713-
dc.description.abstractA cricotireoidostomia é um procedimento pouco realizado, porém desafiador devido a pouca prática associada a necessidade de realizá-lo de modo rápido e seguro. O presente estudo teve por objetivo desenvolver um simulador de fácil replicação, e validar o simulador e a metodologia de ensino da simulação. Foi desenvolvido um simulador em impressora 3D baseado em partes anatômicas reais, associado aos mecanismos de simulador de cricotireoidostomia já existente, a fim de tornar a simulação mais realística. A simulação foi aplicada a dois grupos distintos, sendo um composto por cirurgiões torácicos (CT) e outro composto por médicos não torácicos (NT) do hospital Dr Carlos Alberto Studart Gomes, sendo o simulador ao final avaliado pelos participantes. Cada prática dos participantes foi gravada a avaliação da simulação nos quesitos de tempo, erros de avaliação e feedback de performance, sendo realizados por meio do OSATS (Objective Structure Assessment of Technical Skill). Os vídeos foram avaliados por dois especialistas e os resultados foram submetidos a análise estatística. RESULTADOS: A avaliação do tempo ao longo das etapas foi diferente entre os grupos CT e NT com significância estatística, com o grupo CT apresentando melhor desempenho. Ao avaliar a médias dos dois avaliadores percebeu-se uma melhora progressiva entre os 4 momentos de avaliação do grupo CT e do grupo NT com p <0,05. Em relação as médias dos erros dos dois avaliadores foi encontrado uma redução gradual dos erros com o decorrer dos procedimentos, com o grupo CT apresentando sempre uma média menor comparado ao grupo NT. A análise dos dados revelou que 100% dos participantes avaliaram o simulador como ótimo ou excelente nos quesitos aparência visual, tal quesito estabelece um realismo visual ao simulador, validando o face validity. Ao comparar a progressão dos dois grupos houve um aumento da diferença das médias expressiva entre as fases E1 e E2, com uma pequena redução da diferença entre as fases E2 e E3, e uma redução mais significativa da diferença entre as fases E3 e E4, com melhora das médias ao final dos procedimentos apresentando relevância estatística. A aproximação ao final entre os dois grupos permite supor que o simulador em conjunto com a metodologia de ensino tem a capacidade de aproximar as habilidades de grupos menos experientes com grupos mais experientes, sendo útil para o ensino da técnica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjecttreinamento simuladopt_BR
dc.subjectimpressão em 3Dpt_BR
dc.subjecteducação médicapt_BR
dc.subjectmanuseio da via aéreapt_BR
dc.titleDesenvolvimento e validação de simulador e metodologia de ensino em cricotireoidostomiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesDevelopment and validation of simulator and teaching methodology in cricothyroidotomypt_BR
dc.description.resumo_abstractCricothyroidotomy is a procedure that is rarely performed, but is challenging due to the lack of practice associated with the need to perform it quickly and safely. OBJECTIVE: The objective of this study was to develop an easily replicable simulator, and to validate the simulator and the simulation teaching methodology. A 3D printer simulator was developed based on real anatomical parts, associated with existing cricothyroidotomy simulator mechanisms, in order to make the simulation more realistic. The simulation was applied to two different groups, one made up of thoracic surgeons (CT) and the other made up of non-thoracic doctors (NT) from the Dr Carlos Alberto Studart Gomes hospital, with the simulator being evaluated at the end by the participants. Each practice of the participants was recorded and the simulation assessment was recorded in terms of time, assessment errors and performance feedback, carried out using OSATS (Objective Structure Assessment of Technical Skill). The videos were evaluated by two experts and the results were subjected to statistical analysis. The evaluation of time throughout the stages was different between the CT and NT groups with statistical significance, with the CT group showing better performance. When evaluating the means of the two evaluators, a progressive improvement was noticed between the 4 evaluation moments of the CT group and the NT group with p <0.05. Regarding the average errors of the two evaluators, a gradual reduction in errors was found over the course of the procedures, with the CT group always presenting a lower average compared to the NT group. Data analysis revealed that 100% of participants rated the simulator as excellent or excellent in terms of visual appearance, this aspect establishes visual realism to the simulator, validating face validity. When comparing the progression of the two groups, there was a significant increase in the difference in the means between phases E1 and E2, with a small reduction in the difference between phases E2 and E3, and a more significant reduction in the difference between phases E3 and E4, with improvement in averages at the end of the procedures showing statistical relevance. This approach to the end allows us to assume that the simulator together with the teaching methodology has the capacity to bring together the skills of less experienced groups with more experienced groups, being useful for teaching the technique.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde - Dissertações Defendidas

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