Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1716
Título: Análise estatística de métodos semiempíricos de previsão de capacidade de carga aplicados a estacas hélice contínua monitorada no município de Fortaleza
Autor(es): PINTO, Carlos Eduardo de Sousa
Orientador: MONTEIRO, Fernando Feitosa
Data do documento: 2023-06
Citação: PINTO, Carlos Eduardo de Sousa. Análise estatística de métodos semiempíricos de previsão de capacidade de carga aplicados a estacas hélice contínua monitorada no município de Fortaleza. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2023.
Resumo: O emprego de estacas do tipo hélice contínua monitorada tem sido progressivamente adotado no Brasil, particularmente em Fortaleza, Ceará, desde o início do século XXI. Embora existam vários métodos semiempíricos para determinar a estimativa da capacidade de carga de estacas do tipo hélice contínua monitorada, é necessário avaliá-los em relação à sua proximidade ao valor da prova de carga. A estimativa da capacidade de carga de fundações por estacas baseia-se em dois requisitos: a geometria da fundação e as características do solo em que está assentada. Neste trabalho, foram utilizados dados de sondagens SPT fornecidos por Dias (2016) e Scipião (2019) em cinco obras localizadas no município de Fortaleza, no estado do Ceará. Essas obras estão distribuídas nos bairros Luciano Cavalcante, Messejana, Jacarecanga e Joaquim Távora. Dessa forma, este estudo tem como objetivo identificar obras no município de Fortaleza que realizaram provas de carga estáticas em estacas do tipo hélice contínua monitorada. Buscando assim, comparar os resultados obtidos nas estimativas de capacidade de carga pelos métodos de Aoki e Velloso (1975), Aoki e Velloso (1975) modificado por Laprovitera (1978), Benegas (1983), Décourt e Quaresma (1978), e Antunes e Cabral (2000) com os resultados interpretados a partir dos resultados de prova de carga estática. A análise estatística das estimativas realizadas pelos métodos semiempíricos foi conduzida por meio do Ranking Index (RI) modificado. Com base nessa análise, os métodos de Aoki e Velloso (1975) modificados por Laprovitera (1978), Benegas (1983), e Antunes e Cabral (2000) com coeficientes máximos destacaram-se como os mais assertivos na previsão da capacidade de carga das estacas avaliadas neste estudo, dadas as limitações nos dados de sondagens SPT, provas de carga e a quantidade reduzida de estacas. Em geral, os quatro métodos abordados neste trabalho apresentam estimativas conservadoras para a maioria das estacas analisadas, considerando as premissas adotadas para chegar a esses resultados.
Palavras-chave: Estimativa de capacidade de carga
Métodos semiempíricos
Análise estatística
Título
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1716
Aparece nas coleções:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos Eduardo de Sousa Pinto.pdf4.67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.