Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1721
Título : Ozonização associada a processos de eletroxidação, eletroflotação e eletrocoagulação aplicados ao tratamento de águas urbanas.
Autor : SENA, Sabrina Moura
metadata.dc.contributor.advisor: ABDALA NETO, Eliezer Fares
Fecha de publicación : 2023-12
Citación : SENA, Sabrina Moura. Ozonização associada a processos de eletroxidação, eletroflotação e eletrocoagulação aplicados ao tratamento de águas urbanas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2023.
Resumen : O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência dos eletrodos associados à ozonização, aplicados às tecnologias de eletroflotação, eletrocoagulação e eletroxidação, para o tratamento de águas urbanas, a fim de torná-las potável ampliando a oferta de água. O reator eletrolítico foi composto por oito placas de alumínio, um gerador de ozônio, uma fonte elétrica transformadora de 220V para 13,8V e um reator acrílico circular. Para a realização do tratamento, foram coletadas 9L de água da Lagoa do Mondubim, localizada no bairro Novo Mondubim em Fortaleza-CE. As amostras coletadas foram analisadas em um laboratório, para verificar os parâmetros físico-químico e microbiológica, tanto no seu estado bruto quanto tratado. A duração do experimento foi de 15 minutos. A água tratada apresentou uma redução de 72% no parâmetro de ferro total em relação a água bruta, já a cor aparente da água tratada mostrou um valor de 4 Pt/Co enquanto a água bruta 135,6 Pt/Co, uma queda de 97% após o tratamento. O cloro residual livre, após o tratamento conseguiu permanecer dentro do intervalo de 0,200 a 5,000 mg/L, com um valor de 0,200 mg/L, já o parâmetro da turbidez, no seu estado bruto, apresentou um valor de 24,43 UNT, enquanto seu valor no estado tratado foi de 0,110 UNT, com uma redução de 99,5%. No âmbito da análise com a qualidade físico-química, o reator eletrolítico alcançou as expectativas, onde os parâmetros que estavam fora dos valores de referência, após o tratamento, alcançaram os padrões exigidos. Na qualidade microbiológica, os parâmetros de coliformes totais e Escherichia coli, foram eliminados após o tratamento com o reator eletrolítico, permanecendo assim dentro do exigido pela da PORTARIA GM/MS N° 888, DE 4 DE MAIO DE 2021 (Brasil, 2021). Diante disso, o reator eletrolítico com eletrodos associados a ozonização, alcançou os objetivos de tratar a água para torná-la potável, fazendo assim com que esta tecnologia seja uma ótima alternativa viável para o tratamento de água proveniente de lagoas e lagos para o consumo humano.
Palabras clave : Reator eletrolítico
Ozonização
Eletrocoagulação
Eletroflotação
Eletroxidação
Título
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1721
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Sabrina Moura Sena.pdf1.55 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.