Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1723
Título: Estudo comparativo da aplicação do concreto autoadensável e o concreto superfluido no sistema parede de concreto.
Autor(es): SOUSA, Vanêssa Araújo de
Orientador: LIMA, Rafaela Fujita
Data do documento: 2023-12
Citação: SOUSA, Vanêssa Araújo de. Estudo comparativo da aplicação do concreto autoadensável e o concreto superfluido no sistema parede de concreto. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2023.
Resumo: A crescente demanda de habitações populares através da criação de programas federais resultou no aquecimento do setor da construção civil. A industrialização da construção civil destaca-se com técnicas, como o Sistema Parede de Concreto, que visam acelerar o processo de produção de habitações. Dessa forma, é imprescindível a escolha de um concreto que possa oferecer durabilidade das estruturas, além de ótima qualidade. Nesse contexto, a NBR 16055:2022, a qual contempla os requisitos e procedimentos de paredes de concreto moldadas no local, recomenda o uso de concreto autoadensável nesse tipo de obra. Entretanto, ainda existem construtoras que além de utilizar o concreto autoadensável em obras in loco, utiliza o concreto superfluido, o qual não é regido por normas técnicas. Nessa perspectiva, o presente trabalho busca analisar a aplicação do concreto autoadensável (CAA) e do concreto superfluido (CSF) no sistema parede de concreto em prédios residenciais. Para isso, foram realizadas visitas à obra, com o objetivo de acompanhar a validação dos traços de CAA e CSF, acompanhar a execução do concreto na obra. Além disso, foi realizada análise visual das paredes de concreto para verificar a qualidade do acabamento superficial. Para verificar a qualidade dos concretos CAA e CSF, foi realizado ensaios de ultrassom nas paredes de concreto, a fim de analisar a estrutura interna da parede. As paredes de concreto autoadensável apresentaram bons resultados tanto em relação ao acabamento superficial, quanto à qualidade do concreto em relação ao ensaio de ultrassom, alcançando uma qualidade excelente. Entretanto, os resultados das paredes de concreto superfluido atingiram resultados inferiores no acabamento superficial e na qualidade do concreto quanto ao número de vazios da estrutura interna. Sendo assim, o presente trabalho apresentou resultados satisfatórios que possam indicar o concreto autoadensável para ser utilizado no Sistema Parede de Concreto.
Palavras-chave: Parede de Concreto
Concreto Autoadensável
Concreto Superfluido
Durabilidade
Ultrassom
Título
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1723
Aparece nas coleções:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa Araujo de Sousa.pdf6.43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.