Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1785
Título : Epidemiologia do transplante de córnea antes de atingir a Fila Zero
Autor : ALMEIDA, Marcella Franco de
MAIA, Letícia Mariana Menezes
LIMA, Luiz Eduardo Fernandes
PAULA, Rebeka Ventura Pessôa de
SOUSA, Eduardo Nogueira Lima
FERREIRA, Juliana de Lucena Martins
metadata.dc.contributor.advisor: SILVA, Leidiane Pinho da
Fecha de publicación : 2022
Citación : ALMEIDA, Marcella Franco d e, et al. Epidemiology of corneal transplantation before achieving the Zero Queue. 2021. monografia (Graduação em Medicina) – Centro Universitário Chritus .
Resumen : Objetivo: Traçar o perfil epidemiológico dos doadores e receptores de córneas antes de atingir a fila zero. Métodos: Estudo epidemiológico, de abordagem quantitativa, com delineamento transversal, analítico, analisando os registros do banco de dados da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, de 2013 a 2015. Resultados: Obtivemos 1.558 doadores de córneas e 2.287 receptores de córneas de 2013 a 2015. A maioria dos doadores era do sexo masculino, moradores da capital, de 21 a 40 anos. Dos globos oculares doados, 14,52% foram descartados, por mau estado, infiltração ou sorologia positiva. Os receptores eram predominantemente mulheres com mais de 60 anos. Os procedimentos foram majoritariamente eletivos, devido à ceratopatia bolhosa (28%). Em relação aos transplantes de emergência, úlcera (38,51%) e retransplante (35,14%) foram os mais prevalentes. Predominantemente, os transplantes foram financiados pelo Sistema Único de Saúde. Conclusão: A maioria dos pacientes submetidos a transplante de córnea é senil, principalmente mulheres, portanto deve ser observada com cautela. Por outro lado, os doadores são principalmente homens e jovens, refletindo o alto número de acidentes trágicos. A cirurgia para ceratopatia bolhosa é a mais frequente entre os transplantes eletivos, enquanto a cirurgia de úlcera é a principal causa de procedimentos de emergência. O fato de a maioria das cirurgias ter sido financiada pelo Sistema Único de Saúde reflete a importância deste sistema.
Palabras clave : Epidemiologia
Doenças da córnea
Transplante de Córnea
Banco de olhos
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1785
Aparece en las colecciones: Medicina - Trabalhos de Conclusão de Curso

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
baixados.pdfTCC_Marcella217.15 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.