
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1856
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANDRADE, Denise Almeida de | - |
dc.contributor.author | SERRA, Andréa Porto Alves da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-13T12:24:37Z | - |
dc.date.available | 2025-03-13T12:24:37Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.citation | SERRA, Andréa Porto Alves da Silva. A (não) Representatividade das Pessoas com Deficiência em cargos públicos eletivoseletivos municipais proporcionais: a realidade do município de Fortaleza. 2025. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Direito) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1856 | - |
dc.description.abstract | A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência de 2007 ingressou no ordenamento jurídico brasileiro com status de Emenda Constitucional e teve uma ampla repercussão na legislação cível e eleitoral. Influenciou o Estatuto da Pessoa com Deficiência (EPD), Lei nº 13.146/2015, que trouxe princípios que norteiam a inclusão e a participação das pessoas com deficiência e a remoção de barreiras. Os direitos políticos e a representatividade das pessoas com deficiência mudaram a partir desses diplomas inclusivos, uma vez que essas pessoas, antes excluídas da vida política, passaram a participar ativamente. A participação política das pessoas com deficiência é um dos aspectos do EPD que promove a inclusão e a democracia de forma efetiva. O presente estudo verificou como tem sido a participação das pessoas com deficiência na Câmara de Vereadores de Fortaleza no Século XXI e constatou que os dados do Tribunal Superior Eleitoral passaram a identificar a presença dessas pessoas nas campanhas eleitorais em 2020, portanto, os achados de pesquisa limitaram-se às eleições municipais de 2020 e de 2024. Analisou-se o resultado da pesquisa tendo marco teórico a teoria de Nancy Fraser e de Anne Phillips pela perspectiva da paridade de representação, a partir de uma política de presença pelo princípio do espelhamento. Conclui-se que a participação política das pessoas com deficiência nas campanhas para mandatos eletivos na Câmara de Vereadores alencarina é baixíssima e a representatividade das PCDs por mandatos de vereador é inexistente, uma vez que as vagas dos 13 eleitos, em 2020 e dos 24 eleitos em 2024 foram para suplência, ou seja, uma mera expectativa. Quiçá um dia esses mandatos se tornem efetivos, posto que precisará de muita luta para se alcançar uma política de presença, reconhecimento, redistribuição e representatividade com simetria e paridade, que levem a uma democracia de fato. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Democracia | pt_BR |
dc.subject | Representatividade | pt_BR |
dc.subject | Direitos Políticos | pt_BR |
dc.subject | Mandatos Eletivos | pt_BR |
dc.title | A (não) Representatividade das Pessoas com Deficiência em cargos públicos eletivoseletivos municipais proporcionais: a realidade do município de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.title.ingles | The (non)representation of people with disabilities in proportional municipal public elective positions: the reality of the city of Fortaleza | pt_BR |
dc.description.resumo_abstract | The 2007 International Convention on the Rights of Persons with Disabilities entered the Brazilian legal system with the status of a Constitutional Amendment. It had a noticeable impact on civil and electoral legislation. It influenced the Statute on Persons with Disabilities (EPD), Law No. 13,146/2015, which brought principles that guide the inclusion and involvement of people with disabilities and the elimination of barriers. The political rights and representation of people with disabilities changed with these inclusive diplomas, as these people, previously excluded from political life, began to participate actively. The political involvement of people with disabilities is one of the aspects of the EPD that effectively promotes inclusion and democracy. The present study has verified how the participation of people with disabilities has been in the Fortaleza City Council in the 21st Century and has found that the data derived from the Superior Electoral Court began to identify the presence of these people in electoral campaigns in 2020. Hence, the research findings were limited to the 2020 and 2024 municipal elections. The research results were analyzed through the theoretical framework of the theory of Nancy Fraser and Anne Phillips from the perspective of parity of representation, based on a policy of presence regarding the mirroring principle. It concluded that the political participation of people with disabilities in campaigns for elective mandates in the Fortaleza City Council is very low, and the representation of PCDs for councilor mandates is non-existent since the vacancies of the 13 elected in 2020 and the 24 elected in 2024 were substituted ones, that is, a mere expectation. Perhaps one day, these mandates will become effective, as it will take a lot of struggle to achieve a policy of presence, recognition, redistribution, and representation with symmetry and parity, which leads to a true democracy. | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Acadêmico em Direito - Dissertações Defendidas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANDRÉA PORTO ALVES DA SILVA SERRA.pdf | 712,34 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.