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Título: Elaboração de guia de avaliação docente no ensino superior em saúde a partir da observação em sala de aula por vídeo
Autor(es): RIOS NETO, Eduardo Cesar
Orientador: SILVA, Lucas Melgaço da
Data do documento: 2025
Citação: RIOS NETO, Eduardo Cesar. Elaboração de guia de avaliação docente no ensino superior em saúde a partir da observação em sala de aula por vídeo. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2025.
Resumo: O desenvolvimento de processos eficazes de avaliação educacional que atendam às necessidades de aprendizagem dos alunos e promovam a formação contínua dos professores constitui um desafio significativo no ensino superior, especialmente na área da saúde. Este estudo teve como objetivo elaborar um guia de avaliação docente para o Ensino Superior em Saúde, utilizando a observação em vídeo, com o intuito de fomentar formações continuadas e aprimorar as práticas pedagógicas dos docentes. A prática pedagógica analisada foi o uso de apresentações em PowerPoint como ferramenta de ensino. De natureza quanti-qualitativa e descritiva, a pesquisa foi realizada com nove professores do curso de graduação em Medicina de uma universidade privada em Fortaleza, Ceará, entre 2023 e 2024. A coleta de dados incluiu questionários, observações em vídeo, pesquisa-ação e grupo focal, analisados à luz da literatura sobre avaliação docente, formação de professores e estratégias pedagógicas. Os resultados mostraram uma melhora significativa nas apresentações após a formação continuada, com maior organização, uso estratégico de recursos visuais, atenção aos detalhes técnicos, como normas da ABNT, maior conscientização sobre direitos autorais e o uso adequado de transições, destacando a relevância da ética digital no ambiente educacional. A análise do grupo focal revelou a importância da autoavaliação a partir das gravações, promovendo a prática reflexiva. Essa auto-observação, associada ao feedback de pedagogos, facilitou a identificação de lacunas e melhorias nas interações docentes e na qualidade do ensino. O uso da plataforma digital foi elogiado pelos professores pela acessibilidade e flexibilidade. A possibilidade de revisitar conteúdos de forma autônoma permitiu um aprendizado contínuo. Apesar de dificuldades iniciais relatadas por alguns, como login e suporte, a experiência geral foi positiva, destacando a eficácia de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) em programas de formação docente. O estudo conclui que a avaliação docente por observação em vídeo, associada à formação continuada, é uma estratégia eficaz para aprimorar práticas pedagógicas no ensino superior na saúde. A integração de tecnologia e feedback colaborativo promoveu uma melhoria significativa na qualidade das aulas e motivou os professores a adotarem uma postura crítica e reflexiva.
Palavras-chave: educação médica
ensino superior
educação continuada
avaliação educacional
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1872
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

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