
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1953
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Alexandre Antônio Bruno | - |
dc.contributor.author | SOUSA, Cibele Faustino | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-15T11:43:55Z | - |
dc.date.available | 2025-07-15T11:43:55Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Cibele Faustino. Inclusão de estudantes com deficiência no curso de direito: análise das percepções discentes em uma instituição de ensino superior no sertão central do Ceará. 2025. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Direito) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1953 | - |
dc.description.abstract | A deficiência é uma condição humana que requer atenção cuidadosa por parte da família, dos professores e da sociedade. Este trabalho teve como objetivo analisar as percepções de acadêmicos de uma faculdade localizada no Sertão Central do Ceará sobre a inclusão de jovens com deficiência no ambiente universitário. Participaram do estudo 64 estudantes do curso de Direito, dos quais dois se identificaram como pessoas com deficiência auditiva. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online, aplicado via Google Forms, e a análise lexical foi conduzida com o auxílio do software IRaMuTeQ. Complementarmente, foram realizadas entrevistas qualitativas, com base em um formulário aplicado com perguntas abertas, realizadas por intermédio da plataforma Google Meet. Os resultados indicaram certa insegurança entre os participantes em relação aos direitos das pessoas com deficiência, especialmente no que diz respeito à efetivação da inclusão. Essa insegurança se manifesta, principalmente, no desconhecimento da legislação pertinente, na dificuldade de identificar as necessidades específicas dos estudantes com deficiência e na ausência de formação adequada para o enfrentamento de situações inclusivas. Embora o ordenamento jurídico brasileiro disponha de diversos dispositivos legais que asseguram o direito à educação inclusiva, observou-se a necessidade de aprimoramentos pedagógicos para garantir a acessibilidade plena. Os resultados também revelam que, apesar do discurso dos participantes sobre a inclusão se apresente predominantemente positivo, observa-se uma tentativa de alinhar suas percepções a uma identidade compatível com os princípios constitucionais e os dispositivos legais que combatem a discriminação. A análise da nuvem de palavras evidenciou a centralidade de termos como “pessoa”, “deficiência”, “auditivo” e “graduando”, o que indica uma compreensão normativa e ética do processo de inclusão no ensino superior. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Acadêmico de direito | pt_BR |
dc.subject | direitos das pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | inclusão | pt_BR |
dc.title | INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO CURSO DE DIREITO: ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DISCENTES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.title.ingles | INCLUSION OF STUDENTS WITH DISABILITIES IN LAW COURSES: ANALYSIS OF STUDENT PERCEPTIONS IN A HIGHER EDUCATION INSTITUTION IN THE CENTRAL SERTÃO OF CEARÁ | pt_BR |
dc.description.resumo_abstract | Disability is a human condition that requires careful attention from families, teachers, and society. This study aimed to analyze the perceptions of students from a college located in the Central Sertão region of Ceará regarding the inclusion of young people with disabilities in the university environment. Sixty-four law students participated in the study, two of whom identified themselves as hearing impaired. Data collection was carried out through an online questionnaire, administered via Google Forms, and lexical analysis was conducted with the help of the IRaMuTeQ software. In addition, qualitative interviews were conducted, based on a form applied with open questions, conducted through the Google Meet platform. The results indicated a certain insecurity among the participants regarding the rights of people with disabilities, especially with regard to the implementation of inclusion. This insecurity manifests itself mainly in the lack of knowledge of the relevant legislation, in the difficulty in identifying the specific needs of students with disabilities, and in the lack of adequate training to deal with inclusive situations. Although the Brazilian legal system has several legal provisions that ensure the right to inclusive education, it was observed that there was a need for pedagogical improvements to guarantee full accessibility. The results also reveal that, although the participants’ discourse on inclusion was predominantly positive, there was an attempt to align their perceptions with an identity compatible with constitutional principles and legal provisions that combat discrimination. The analysis of the word cloud highlighted the centrality of terms such as “person”, “disability”, “hearing” and “undergraduate”, which indicates a normative and ethical understanding of the inclusion process in higher education. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Direito - Dissertações Defendidas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CIBELE FAUSTINO DE SOUSA.pdf | 2,89 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.