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Título : INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO CURSO DE DIREITO: ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DISCENTES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ
Autor : SOUSA, Cibele Faustino
metadata.dc.contributor.advisor: SILVA, Alexandre Antônio Bruno
Fecha de publicación : 2025
Citación : SOUSA, Cibele Faustino. Inclusão de estudantes com deficiência no curso de direito: análise das percepções discentes em uma instituição de ensino superior no sertão central do Ceará. 2025. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Direito) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2025.
Resumen : A deficiência é uma condição humana que requer atenção cuidadosa por parte da família, dos professores e da sociedade. Este trabalho teve como objetivo analisar as percepções de acadêmicos de uma faculdade localizada no Sertão Central do Ceará sobre a inclusão de jovens com deficiência no ambiente universitário. Participaram do estudo 64 estudantes do curso de Direito, dos quais dois se identificaram como pessoas com deficiência auditiva. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online, aplicado via Google Forms, e a análise lexical foi conduzida com o auxílio do software IRaMuTeQ. Complementarmente, foram realizadas entrevistas qualitativas, com base em um formulário aplicado com perguntas abertas, realizadas por intermédio da plataforma Google Meet. Os resultados indicaram certa insegurança entre os participantes em relação aos direitos das pessoas com deficiência, especialmente no que diz respeito à efetivação da inclusão. Essa insegurança se manifesta, principalmente, no desconhecimento da legislação pertinente, na dificuldade de identificar as necessidades específicas dos estudantes com deficiência e na ausência de formação adequada para o enfrentamento de situações inclusivas. Embora o ordenamento jurídico brasileiro disponha de diversos dispositivos legais que asseguram o direito à educação inclusiva, observou-se a necessidade de aprimoramentos pedagógicos para garantir a acessibilidade plena. Os resultados também revelam que, apesar do discurso dos participantes sobre a inclusão se apresente predominantemente positivo, observa-se uma tentativa de alinhar suas percepções a uma identidade compatível com os princípios constitucionais e os dispositivos legais que combatem a discriminação. A análise da nuvem de palavras evidenciou a centralidade de termos como “pessoa”, “deficiência”, “auditivo” e “graduando”, o que indica uma compreensão normativa e ética do processo de inclusão no ensino superior.
Palabras clave : Acadêmico de direito
direitos das pessoas com deficiência
inclusão
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1953
Aparece en las colecciones: Mestrado Acadêmico em Direito - Dissertações Defendidas

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