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https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1961
Title: | Avaliação do processo de ensino-aprendizagem de competências digitais no uso do prontuário eletrônico do paciente na graduação médica |
Authors: | LIMA FILHO, José Célio Costa |
metadata.dc.contributor.advisor: | OLIVEIRA, Claudia Maria Costa de |
Issue Date: | 2025 |
Citation: | LIMA FILHO, José Célio Costa. Avaliação do processo de ensino-aprendizagem de competências digitais no uso do prontuário eletrônico do paciente na graduação médica. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2025. |
Abstract: | A utilização do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) tem se tornado cada vez mais presente na prática clínica, trazendo benefícios significativos, como a melhoria na coleta de dados biomédicos, o compartilhamento de informações e a redução de erros médicos. Sua adoção é especialmente relevante na educação médica, uma vez que a introdução de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas práticas pedagógicas visa preparar os futuros profissionais de saúde para lidar com novas demandas tecnológicas e promover um atendimento mais eficiente e informado. No entanto, apesar dos benefícios, a integração do PEP no ensino médico apresenta desafios, como o impacto na comunicação médico-paciente, a necessidade de treinamento robusto dos estudantes e a possível diminuição da interação visual durante os atendimentos clínicos. Para isso foram desenvolvidas competências específicas para o uso adequado do PEP relacionadas à saúde digital, acesso aos dados, comunicação clara e humanizada, geração de dados, trabalho multidisciplinar integrado e monitoramento e auditoria. O presente estudo teve como objetivos avaliar o conhecimento de discentes de medicina sobre tais competências e elaborar um manual como ferramenta de orientação sobre as boas práticas no seu uso. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, baseado na aplicação de questionários a discentes de dois cursos universitários, no período de setembro de 2023 a junho de 2024. Foi desenvolvido pelos autores um questionário baseado nas competências necessárias para o uso do PEP. Participaram da pesquisa 149 discentes, do sétimo ao décimo segundo semestres de cursos de Medicina, sendo 65,1% do sexo feminino, com idade média de 25,5 anos e 22,8% com graduação prévia. Apenas 17,4% dos participantes receberam treinamento específico para o uso do PEP, sendo que a maior utilização do PEP ocorreu no atendimento ambulatorial (80,5%). A maioria dos alunos (94,6%) declarou preferir o uso do PEP em relação ao prontuário físico. A maioria dos estudantes (92,7%) destacou a necessidade de melhor preparação para o uso do PEP, principalmente no desenvolvimento de habilidades de comunicação. Houve consenso quanto à importância da colaboração multiprofissional (98%) e do trabalho conjunto entre profissionais de saúde (99,3%). No domínio de competência da comunicação, alunos com idade ≥ 25,5 anos e de semestres mais avançados (I1 a I4) discordaram mais frequentemente que o uso do PEP pode afetar a relação médico-paciente, enquanto aqueles com treinamento prévio no uso do PEP apresentaram maior percentual de concordância total em relação ao uso de modelos pré-formatados e recursos como copiar/colar prejudicarem a qualidade da comunicação escrita. No domínio trabalho multiprofissional, a concordância total em relação ao respeito à identidade e ao papel dos outros profissionais de saúde foi significativamente maior para alunos com idade ≥ 25,5 anos e de semestres mais avançados. No domínio acesso e geração de dados, discentes de semestres mais avançados apresentaram maior percentual de concordância total em relação a importância do PEP para a tomada de decisões clínicas, da entrada de dados corretos e completos para a segurança do paciente e qualidade do cuidado e da redução do tempo gasto no acesso aos dados e a facilidade de anotações contribuírem para o desenvolvimento do raciocínio clínico. Além disso, a partir da revisão de literatura sobre o tema, foi construído um manual de boas práticas, posteriormente submetido à validação de conteúdo por juízes especialistas, utilizando-se o índice de validade de conteúdo (IVC).A validação do manual demonstrou um índice de validade de conteúdo por escala igual a 0,98, sendo, portanto, aplicável para a formação e capacitação de estudantes e profissionais da saúde para o uso do Prontuário Eletrônico do Paciente. O PEP representa um avanço indispensável para a qualidade do cuidado em saúde e para a formação de profissionais alinhados às exigências tecnológicas atuais. Entretanto, sua plena efetivação depende de treinamento acadêmico baseado em competências específicas. |
Keywords: | relações médico-paciente prática integral de cuidados de saúde registros eletrônicos de saúde |
URI: | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1961 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas |
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